Ceará

JUSTIÇA AMBIENTAL

Começa hoje a campanha de denúncia de instalação de usinas de energia eólica offshore no Brasil

Até julho de 2022, haviam 66 pedidos de licenciamento para usinas de energia eólica offshore protocolados no IBAMA.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Empresas de países como a Espanha, Reino Unido, Itália, Noruega, França e Luxemburgo, financiam a implantação das usinas offshore no litoral brasileiro. - Divulgação

O Instituto EcoMaretório, Organização Não-Governamental (ONG) socioambiental para a promoção de justiça socioambiental no Litoral do Ceará, inicia hoje (29) a campanha internacional de denúncia das violações de direitos humanos que os povos e comunidades tradicionais do Brasil estão sofrendo com as propostas de instalação de usinas de energia eólica offshore no Brasil para produção de hidrogênio verde.

O objetivo da campanha é denunciar a tentativa de ocupação de mais de três mil quilômetros de extensão da costa do mar brasileiro, para implantação de aerogeradores que irão se sobrepor aos maretórios utilizados por pescadores e marisqueiras como forma de sobrevivência. A instalação desses equipamentos acelera a produção de hidrogênio verde em grande escala, e tem como consequência a inviabilização do trabalho e a soberania alimentar de milhares de famílias.

A iniciativa da campanha exige ainda o cumprimento da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho com a consulta livre, prévia e informada dos Povos atingidos direta ou indiretamente.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia