Ceará

Eleições 2022

Governadora Izolda Cela declara voto em Elmano Freitas

O anúncio foi feito durante a propaganda eleitoral do petista, nesta segunda-feira (26/09)

Brasil de Fato | Fortaleza, CE |
Izolda Cela foi impedida de disputar a reeleição ao governo do Ceará pelo seu então partido, o PDT, o que provocou a sua desfiliação do partido logo em seguida. - Divulgação / Instagram

A governadora Izolda Cela (sem partido) formalizou apoio ao candidato Elmano Freitas (PT) que disputa vaga para ser o governador do Ceará. Na propaganda eleitoral desta segunda-feira (26/09), a governadora aparece no horário destinado ao candidato petista declarando seu voto. “Sigo minha consciência, no que considero ser o melhor para o nosso estado. E o melhor para seguir esse projeto é Elmano. Conheci o Elmano quando eu era secretária de Educação do Cid, e vejo uma trajetória pautada na defesa do povo cearense. Tenho certeza que com Elmano governador, o Ceará vai garantir as conquistas e avançar ainda mais no caminho certo em busca das vitórias que tanto desejamos”, disse Izolda no vídeo que também foi divulgado nas suas redes sociais.

Em meio à fake news e ataques acalorados entre os postulantes, Izolda já havia saído em defesa de Elmano nas suas redes sociais, aumentando as certezas de que ela apoiaria o candidato de Camilo Santana. No entanto, essa é a primeira declaração pública de apoio da governadora.  

A primeira mulher governadora do Ceará está sem partido político desde julho, quando rompeu com o PDT, depois da disputa interna do partido que escolheu Roberto Cláudio para ser o candidato da legenda, impedindo Izolda de disputar a reeleição. A saída da governadora escancarou o racha com o PT que lançou Elmano Freitas para concorrer ao cargo.  A declaração de Izolda acontece depois do acirramento entre as campanhas no Ceará. Na última semana, ela foi acusada pela campanha de Roberto Cláudio, de usar repasses de verbas de convênios como moeda de troca para garantir apoio dos gestores municipais à campanha da chapa do PT.  

Professora e psicóloga, foi como secretária de educação do Governo Cid Gomes (2007 a 2015), que Izolda Cela consolidou o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que ela criou quando foi secretária de educação em Sobral e acabou virando política pública nacional, com foco na proficiência dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Foi durante sua gestão à frente da Secretaria de Educação, que o Ceará passou a crescer no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), chegando a obter os melhores resultados do Nordeste. O indicador considera os dados sobre aprovação e desempenho dos estudantes nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). A governadora também é especialista em Educação Infantil e Gestão Pública e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia