Ceará

MP 1.136

Com iniciativa da ADUFC-Sindicato, conferência sobre Educação e Ciência acontece hoje (12)

A conferência acontece no auditório do Centro de Ciências da UFC, campus do PICI, a partir das 14h.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
A conferência será ministrada por Helena Nader, primeira presidente mulher da Academia Brasileira de Ciências (ABC) - Divulgação/Cristina Lacerda

Em iniciativa do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), acontece hoje (12), a partir das 14h, a conferência com o tema “Educação e Ciência: pilares para soberania e independência de uma nação“. A atividade é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da ADUFC-Sindicato, e acontece no auditório do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus do Pici. A conferência é ministrada pela biomédica Helena Nader, primeira presidente mulher da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Com o objetivo de debater os cortes no campo da ciência e tecnologia no Brasil, a conferência deve abordar também os impactos da Medida Provisória (MP) 1.136 no financiamento da ciência. A medida limita a utilização de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e foi editada pelo Presidente Bolsonaro (PL) ainda no mês passado. Com essa alteração, o fundo que tem como objetivo financiar o desenvolvimento e novas pesquisas científicas e tecnológicas do setor econômico e social do país deve sofrer grandes impactos e já é vista por cientistas brasileiros como “obstáculos” interpostos pelo governo.

De acordo com Bruno Rocha, presidente da ADUFC-Sindicato, o tema já tem sido pautado de forma constante nos espaços realizados pela associação, ele ainda destaca a necessidade e importância de trazer a Profª Helena Nader para discutir essa pauta. “Nós já temos discutido sobre os efeitos dos cortes na ciência e tecnologia e os impactos que isso tem no desenvolvimento da pesquisa brasileira, e ouvir a presidente da ABC, que deve trazer uma discussão sobre a realidade do cenário nacional e dos embates que ocorrem na defesa da ciência e da tecnologia no Congresso se torna fundamental”, afirmou ele.

O evento acontece de forma presencial com transmissão em tempo real, com interpretação em Libras, pelo canal da entidade no YouTube.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia