Ceará

Educação

Semana de paralisação defende universidade pública, educação de qualidade e denuncia cortes

Com debates, rodas de conversa, ato unificado da educação e assembleia geral a mobilização acontece até sexta-feira (26)

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
No dia 25 de agosto, o movimento unificado Educação em Defesa da Democracia vai à Praça do Ferreira, em Fortaleza, a partir das 9h. - Foto: ADUFC-Sindicato

Começou ontem (22) e vai até 26 de agosto a “Semana da Educação pela Democracia: em defesa da universidade e da carreira docente” realizada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato). A ação acontecerá na UFC, UFCA e UNILAB.

De acordo com a organização, serão cinco dias de atividades nos diferentes campi e fora dos muros da universidade para denunciar as condições enfrentadas no ensino superior público e o desmonte promovido pelo governo Bolsonaro na educação e nos serviços públicos.

Professora Helena Martins, secretária geral da ADUFC explica que a semana é mais um momento de mobilização dos docentes, estudantes técnico-administrativos para defender a educação e a democracia no contexto de tantos ataques. “Nos últimos anos a educação foi tomada como inimiga do governo federal, o governo que aplicou diversos cortes que hoje, praticamente, inviabilizam a pesquisa, a extensão, ensino de qualidade, especialmente também a permanência dos estudantes por meio de assistência estudantil. Então há muitos motivos para nos rebelarmos e irmos às ruas, dialogarmos com toda a comunidade universitária e com a sociedade sobre a importância de defendermos a educação e os investimentos nesse setor que é um setor tão fundamental, a liberdade de expressão, de cátedra e a importância do pensamento crítico para a transformação dessa sociedade tão desigual que ainda é a nossa”.

A programação da semana conta com debates, rodas de conversa, ato unificado da educação, Assembleia Geral docente e atividades culturais. No dia 25 de agosto, o movimento unificado Educação em Defesa da Democracia vai à Praça do Ferreira, em Fortaleza, a partir das 9h, para dialogar com a sociedade.

Para o professor Bruno Rocha, presidente da ADUFC-Sindicato, essa é uma semana para defender a democracia e combater os cortes no orçamento da educação, da ciência e tecnologia e todos os ataques que têm levado as universidades federais e a educação pública brasileira a se confrontar com situações difíceis e a falta de financiamento. “Iremos ocupar os espaços e contamos com estudantes, servidores técnico-administrativos e todos os docentes das universidades federais do estado do Ceará para que essa semana seja um sucesso e possa sim denunciar o descaso que tem sido feito na educação e pautar a educação pública de qualidade gratuita como tema fundamental também para esse período eleitoral”. 

A ADUFC informa que a adesão à paralisação foi aprovada na última Assembleia Geral da ADUFC, em 29 de junho, e está alinhada à mobilização nacional liderada pelo ANDES-SN e outras entidades sindicais. No centro das reivindicações, estão os cortes do governo Bolsonaro na educação, que impactam profundamente as universidades federais; a privatização das universidades públicas; a luta por recomposição salarial dos servidores públicos federais; as denúncias de corrupção no Ministério da Educação (MEC), dentre outras.

“Essa semana foi aprovada no contexto da campanha de mobilização em defesa do reajuste do Serviço Público Federal em 19,9%. Nós fizemos várias assembleias para debater essa situação, falamos das dificuldades que temos enfrentado, mas também reconhecendo hoje a dificuldade de fazer uma greve nacional, no contexto de uma ausência de diálogo com o governo federal, com outras instâncias e de retomada também dos espaços presenciais depois da pior fase da pandemia do coronavirus. Então essa semana foi aprovada exatamente para seguir nessa mobilização de uma outra forma, dialogando com as pessoas, reivindicando nossos direitos”, afirma Helena.


A ADUFC informa que a adesão à paralisação foi aprovada na última Assembleia Geral da ADUFC, em 29 de junho, e está alinhada à mobilização nacional liderada pelo ANDES-SN e outras entidades sindicais. / Foto: ADUFC-Sindicato

Impedimentos

A organização do evento diz que vem sofrendo tentativas de intervenção da UFC como forma de impedir a realização da semana como relata Helena. “Além de toda a conjuntura nacional que é muito desafiadora aqui também, internamente, nós enfrentamos a intervenção na UFC que tem se negado a franquear o uso dos espaços para a ADUFC. Hoje mesmo [22] nós tivemos pessoas que tiveram que ser retiradas da universidade porque estavam panfletando sobre a semana de mobilização dentro da universidade. Algo muito impensável, até para um espaço democrático de debate como deve ser cada espaço de Educação. Então esse é um desafio adicional que temos enfrentado, mas como temos dito, essa censura prévia não vai nos calar. Seguiremos debatendo e convocando as pessoas para se somarem no ato na quinta-feira, às 9 horas, na Praça do Ferreira”.

Bruno Rocha diz que “apesar das intensas tentativas da intervenção da UFC de impedir a realização da semana, professores e professoras dessas universidades estarão realizando atividades em todos os campos e denunciando os cortes que tem acontecido sistematicamente na educação pública, em especial, nas universidades federais. A intervenção da UFC, que nega a existência de cortes, que nega o sucateamento que tem promovido por se negar a aceitar a realidade também tenta cercear a democracia universitária, impedindo um debate plural que é a essência da universidade pública, nos impedindo de utilizar os espaços da universidade para as atividades da semana. Nós iremos realizá-las mesmo assim”. E finaliza. “Então chama todos e todas a somarem nessa semana para que essa denúncia seja feita, para que os debates aconteçam e para que juntos possamos nos contrapor ao autoritarismo e a tentativa de cercear o direito de debate na universidade e de fazer censura aos temas que nós estamos trazendo na semana promovido aí por essa intervenção que nós temos na Universidade de Federal do Ceará. Não vão nos calar”.

Em nota sobre o caso a UFC nos informou que "A Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) reitera que não há previsão de paralisação no Calendário Universitário para esta semana letiva (22 a 26 de agosto), estando mantidas todas as atividades acadêmicas previstas para o referido período. O fato já foi comunicado aos segmentos acadêmicos por meio do Ofício nº 128/2022 do Gabinete do Reitor, datado de 18 de agosto último".

Programação

22 de agosto, segunda-feira
14h - Auditório da ADUFC- Fortaleza + Transmissão ao vivo na sede Cariri e YouTube da ADUFC

Conferência de abertura - “Transformações sociais, digitalização e impactos no mundo do trabalho”, com Prof. Marcio Pochmann (Unicamp), ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Fundação Perseu Abramo e ex-secretário municipal em São Paulo. Mediação: Profª. Helena Martins (UFC/ADUFC).

23 de agosto, terça-feira
8h30 - Praça da Gentilândia – Fortaleza
Plantão de mobilização

8h30 - Campus do Pici - ICA - Fortaleza
Plantão de mobilização + microfone aberto

9h30 - Campus do Pici - ICA - Fortaleza
Vídeo de apresentação do projeto “Conferências Dançantes”, com o Coletivo Areia - pesquisa artística e criação em/com dança - ICA/UFC

9h30 - Auditório da ADUFC-Cariri - Juazeiro do Norte
Debate presencial: “O que os docentes precisam saber
sobre as mudanças na aposentadoria?”. Conversa com Lidiane Uchoa, advogada da Assessoria Jurídica da ADUFC

10H - Campus do Pici - ICA - hall de entrada - Fortaleza
Roda de conversa: “A gente quer comida, diversão e arte”,
com Mateus Fazeno Rock, Mumu, Má Dame e Nego Gallo. Mediação: Profª. Sílvia Belmino

10H - Campus do Porangabuçu - Mangueira - Fortaleza
Panfletagem de mobilização

14h - FACED/UFC - Praça do Chão - Fortaleza
O brincar insurgente

16h - Sala Capitu do Deptº. de Literatura da UFC-Fortaleza
Debate: “Ações Afirmativas de Equidade Racial no Ensino Superior”, com Profª. Matilde Ribeiro (UNILAB) e Prof. Arilson dos Santos Gomes (UNILAB). Mediação: Profª. Sandra Petit (UFC)

24 de agosto, quarta-feira
8h30 - FACED/UFC - Santa Ceia - Fortaleza
Oficina de cartazes e panfletos: “A FACED insurge: Nossa aula é na rua”

8h30 - Campus do Pici - Biblioteca Central - Fortaleza
Passeio de pesquisa, desenho, fotografia e filmagem, com estudantes dos cursos de Cinema e de Arquitetura da UFC, sob orientação do Prof. Clóvis Ramiro e da Profª. Alexia Brasil (Arquitetura); e das professoras Beatriz Furtado e Cristiana Parente (Cinema)

10h - Auditório da ADUFC - Fortaleza + transmissão on-line no Auditório da ADUFC-Cariri
Debate: “Impactos dos cortes na Ciência e na Tecnologia”, com Luiz Drude, diretor científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Prof. Luiz Gonzaga Lopes, do Deptº de Química Orgânica e Inorgânica/UFC e integrante da Sociedade Brasileira de Química; Claudener Teixeira, representante da Pró-Reitoria de Pesquisa,
Pós-Graduação e Inovação/UFCA

14h - CH2 - Ventão - Fortaleza
Debate: “Jornalismo crítico em tempos de ameaça à democracia”, com Profª. Kamila Fernandes/UFC e Prof. Ronaldo Salgado/UFC

14h - Auditório da ADUFC-Cariri - Juazeiro do Norte
Cine Clube da ADUFC: Exibição dos filmes “Peões”, de Eduardo Coutinho e “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko. Debate em seguida com Prof. Rodrigo Capistrano/UFCA

15h45 - Transmissão virtual - YouTube
Debate em celebração aos dois anos de atuação do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público – Ceará, com Prof. Bruno Rocha/UFC - presidente da ADUFC-Sindicato e Silvia Helena Alencar, da diretoria do Sindireceita

18h30 - Pátio da UFCA - Juazeiro do Norte
Imagens da Universidade: Projeção de fotografias e debate sobre a UFCA. Mediação: Profª. Elane Abreu (UFCA), Profª. Adriana Botelho (UFCA) e Emanoella Callou (UFCA)

18h30 - FACED/UFC - Praça do Chão - Fortaleza
Plantão de mobilização

25 de agosto, quinta-feira
8h - Praça Padre Cícero - Juazeiro do Norte
Universidade Vai à Praça: panfletagem e mostra dos projetos da UFCA

9h - Praça do Ferreira - Fortaleza
Ato público unificado: “Educação em defesa da democracia”. Concentração na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza + exposição de Ações de Pesquisa
e Extensão universitárias

17h - Pátio da UFCA - Juazeiro do Norte
Lançamento do livro 72 (poesias), da Profª. Cláudia Rejanne Pinheiro (URCA)

26 de agosto, sexta-feira
15h - Sede da ADUFC - Auditório Izaíra Silvino (Fortaleza-CE) + transmissão on-line para ADUFC-Cariri e ADUFC-Sobral. Assembleia Geral dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

18h - Encerramento - Sede da ADUFC - Fortaleza
Bar da ADUFC: apresentações culturais

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia