Distrito Federal

Pandemia

DF não tem previsão para retomar vacinação de crianças a partir de 3 anos

Sem estoque enviado pelo Ministério da Saúde, vacinação contra a covid-19 segue interrompida

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Vacinação de crianças de 3 a 5 anos depende da aquisição de novas doses pelo Ministério da Saúde - Joseph Prezioso / AFP

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta quarta-feira (17) que, até o momento, não há data para a retomada da vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19. A imunização está suspensa desde o dia 4 de agosto, por falta de doses da CoronaVac para este público. A vacina produzida no Instituto Butantan é a única no país que pode ser aplicada nessa faixa etária. 

"A Secretaria de Saúde do DF informa que aguarda o envio de novo lote de CoronaVac pelo Ministério da Saúde, mas não há uma previsão de quando esse envio ocorrerá", informou a pasta.

Desde que foi autorizada sua aplicação em crianças de 3 e 4 anos, novos lotes da CoronaVac não haviam sido adquiridos pelo governo federal e os estados iniciaram a vacinação deste público com as doses remanescentes. Há dois dia, no entanto, o Butantan informou que o Ministério da Saúde efetivou a compra de 1 milhão de doses, previstas para serem entregues até meados de setembro. 

Até terça-feira (16), em todo o Distrito Federal, um total 2.949 crianças de 3 a 4 anos haviam tomado a primeira dose da CoronaVac e 30 tomaram a segunda dose. Segundo dados da Companhia de Desenvolvimento do DF (Codeplan), a capital possui 39.327 crianças de 3 anos e 38.336 crianças de 4 anos.

Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, mais de 86% da população do DF tomou pelo menos duas doses. Quase 50% tomou também pelo menos uma dose de reforço. Saiba onde se vacinar no DF

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino