Ceará

Esporte e Cultura

MST Ceará realiza 2ª Copa Estadual da Reforma Agrária

Participam 34 times, masculino e 16, feminino, contemplando Assentamentos e Acampamentos de todo o estado

Itapipoca, CE |
A Copa da Reforma Agrária tem como objetivo fortalecer a mobilização com a base social camponesa, fortalecer a cultura futebolística, a organização da juventude e das mulheres. - Foto: Aline Oliveira

No último sábado (13), aconteceu a abertura oficial da II Copa Estadual da Reforma Agrária. O evento ocorreu no Estádio Pirilo Teixeira, em Itapipoca/CE e teve início às 15h30 com um jogo entre times de futebol feminino da região do litoral oeste cearense. O dia contou também com um jogo simbólico entre o MST e amigos e ato político de abertura oficial do qual participaram integrantes dos 50 times que disputarão as próximas etapas da Copa. Representantes da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), da Federação Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), da Prefeitura Municipal de Itapipoca, dos ex-jogadores, Afonso Celso (Afonsinho), Antônio Coimbra (Nando), Danielle Felício (Pretinha) e Marcos Boccatto da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol, marcaram presença, dentre outros.

Esse ano, a Copa conta com participação de 34 times, masculino e 16, feminino, contemplando Assentamentos e Acampamentos de todas as regiões do estado. A II Copa da Reforma Agrária tem como objetivo fortalecer o processo de mobilização com a base social camponesa, fortalecer a cultura futebolística, a organização da juventude, das mulheres e contribuir na interação de todos públicos.


Aquele MST que ocupa terra, ocupa prédios públicos, que ocupa universidades, agora ocupa também os estádios de futebol. Gene Santos / Foto: Aline Oliveira

 
“Estamos realizando essa atividade porque há 33 anos homens e mulheres que não aceitaram mais a exploração dos patrões, tiveram a coragem de cortar cerca de arame farpado, e fincar a bandeira vermelha do MST. Aquele MST que ocupa terra, ocupa prédios públicos, que ocupa universidades, agora ocupa também os estádios de futebol. Essa copa é fruto da luta do povo Sem Terra do Ceará” afirmou Gene Santos, Direção Nacional do MST e da Coordenação da II Copa da Reforma Agrária.
 
Roberto César, representante da Coordenadoria de Desenvolvimento do Esporte do Estado, disse na ocasião da abertura que “é um prazer imenso dividir essa alegria de realizar a segunda Copa da Reforma Agrária. Isso aqui não é só futebol, é a materialização do direito das famílias, dos assentamentos de Reforma Agrária do estado do Ceará, de exercer a sua cidadania, o direito ao esporte, o direito ao lazer. Infelizmente nos anos de 2020 e 2021 não conseguimos realizar a Copa em decorrência da pandemia, mas quero dizer que estamos muito felizes de retomar com a segunda copa, reafirmamos o compromisso de seguir juntos, vamos à luta, conquistar nossos direitos e fazer valer nossa cidadania.”


Jogo entre MST e amigos na abertura da 2ª Copa. / Foto: Aline Oliveira

A II Copa da Reforma Agrária é uma realização da Federal Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV). Os jogos seguem acontecendo pelos próximos dois meses, com a final em Fortaleza, local a definir.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia