Ceará

ORGULHO LGBTQIA+

Em Fortaleza, XXI Parada da Diversidade Sexual acontece neste domingo (07), a partir das 15h

A edição 2022 da parada da diversidade sexual tem como lema “Viva e nas ruas: Voto contra o fascismo e a LGBTfobia".

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte CE |
Após dois anos sem celebração, a parada da diversidade sexual de Fortaleza acontece nesse domingo (07) - Divulgação / Parada da Diversidade Sexual

Acontece neste domingo (07), na capital cearense, a XXI Parada da Diversidade Sexual de Fortaleza, com o lema “Viva e nas ruas: Voto contra o fascismo e a LGBTfobia”. Realizada pela última vez em 2019, a parada acontece a partir das 15h e tem concentração em frente ao Hotel Beira-Mar, próximo a Barraca do Joca. A parada do orgulho é idealizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), e com o Governo do Estado do Ceará.

Dediane Souza, da Coordenação Política do GRAB e da Coordenação XXI Parada da Diversidade Sexual de Fortaleza, afirma que o evento se consolida como um grande meio de mobilização para as pautas da comunidade LGBTQIA+, além de sua importância no debate público sobre a cidadania da comunidade no estado. Ela ainda ressalta que a realização da parada tem se tornado cada vez mais desafiadora a cada ano que passa, decorrente de uma série de fatores, sobretudo, o apoio financeiro do estado. “A parada sendo um evento do estado precisa acessar os recursos públicos para acontecer e esse tem sido o principal desafio ano após ano, acessar os recursos públicos para garantir a realização da parada”, conclui.

Esse ano, a parada acontece no primeiro domingo de agosto, entretanto, historicamente a parada é realizada no último domingo do mês de junho, conhecido como o Mês do Orgulho LGBTQIA+, em decorrência do Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho. Por sua vez, a data escolhida para celebração do dia do orgulho é marcada pela Revolta de Stonewall ocorrida em 1969, onde clientes LGBTQIA+ do famoso bar americano Stonewall Inn, frequentado somente por pessoas da comunidade reagiram a uma invasão policial na manhã do dia 28 de junho daquele ano.

A coordenadora afirma que a situação pandêmica foi o que levou toda a coordenação da parada a adiar a data de realização do evento para o mês de agosto. “A parada passa a mudar de data em alguns momentos por questões especificas, por exemplo, no ano da última copa, a parada foi realizada apenas em novembro, já esse ano, por conta do contexto pandêmico, ficamos monitorando e refletindo possíveis datas, já que a parada é um evento de massas e devemos manter todos os cuidados sanitários por conta da covid-19.

Programação

06/08 – Sábado

- Feira Empreendedora LGBTI+: das 17 às 23 horas no Largo do Pirata
- Ato Show ao Dia Municipal Da Consciência LGBTI+: das 17 às 00 horas no Largo do Pirata

07/08 - Domingo

- XXI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará: das 15h às 22h, na Avenida Beira-Mar.

O objetivo da parada é atrair não somente a comunidade LGBTQIA+, mas a sociedade geral de Fortaleza / Divulgação / Parada da Diversidade Sexual

Dediane revela que a parada é um momento de culminância, uma coroação das lutas dos movimentos LGBTQIA+ do estado do Ceará, e que por isso, a expectativa é que a parada seja um evento bonito e seguro, e que mobilize a comunidade de forma ampla para um debate público. Ela ainda ressalta a importância da participação da sociedade, reafirmando que é um evento da cidade e do estado, feito para as pessoas. Assim, ela convoca toda a população da capital cearense a pegar sua bandeira e celebrar a vida, o orgulho e a cidadania da comunidade LGBTQIA+, e também reivindicar políticas públicas para que respeitem minimamente os contextos de vulnerabilidade que a comunidade vive no estado.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa