Ceará

IMUNIZAÇÃO

Em Fortaleza, prefeitura libera quarta dose da vacina para público acima dos 18 anos de idade

Aplicação da quarta dose acontece das 9 às 17h, nos postos de vacinação, sem necessidade de agendamento prévio.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte CE |
Ceará já conta com mais de 87% da população total completamente vacinada - Ascom Governo do Estado do Ceará

Na capital cearense, o Prefeito José Sarto (PDT), liberou na última semana a aplicação da quarta dose dos imunizantes contra a covid-19 para o público geral acima dos 18 anos de idade, que tenham recebido a terceira dose da vacina com pelo menos três meses de diferença. Para quem deseja se vacinar com a quarta dose, o atendimento acontece todos os dias da semana, das 9 às 17 horas, no formato livre de demanda, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio.

Os interessados devem se deslocar até os centros que estiverem realizando vacinação contra covid-19, conforme a programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza. Para imunização, é necessário apresentar documento original de identidade com foto e CPF.

Vacinação Infantil

A prefeitura de Fortaleza também deu início ao ciclo de vacinação contra a covid-19 para crianças de três a cinco anos de idade. O objetivo do município é imunizar mais de 74 mil crianças que estejam na faixa etária e que sejam residentes de Fortaleza. A aplicação acontece na modalidade livre de demanda, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio, mas, ainda assim, se faz necessário que os pais e responsáveis da criança realizem o cadastro na plataforma Saúde Digital.

No ato da vacinação, é necessário apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Em relação a dose de reforço para crianças entre 5 e 11 anos de idade, a prefeitura de Fortaleza decidiu suspender a aplicação da dose de reforço da vacina. A decisão foi anunciada pela própria prefeitura na última quarta-feira (27), pela falta de orientações da Anvisa para aplicar a dose de reforço em crianças dessa faixa etária.

Vacinômetro

Até o momento, o estado do Ceará contabiliza cerca de 22.030.918 doses aplicadas, sendo:

- 8.163.538 aplicações na primeira dose;

- 7.588.278 aplicações na segunda dose;

- 228.131 aplicações com dose única;

- 10.722 aplicações na dose adicional;

- 4.897.617 aplicações no primeiro reforço;

- 1.131.000 aplicações no segundo reforço;

- 11.632 aplicações no terceiro reforço.

De acordo com o Mapa de Vacinação contra covid-19 no Brasil, o estado Ceará possui mais de 87% de sua população geral totalmente imunizada, ou seja, pessoas que tomaram a segunda dose ou a dose única de imunizantes, completando o esquema vacinal.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia