25 de julho

Bem Viver celebra julho das pretas com Lia de Itamaracá, literatura e agroecologia

O programa traz um conteúdo especial no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bem Viver na TV traz entrevista especial com Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco - Arquivo Pessoal/ @seujosedeholanda

Nesta semana o programa Bem Viver na TV, uma produção do Brasil de Fato, celebra o 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, com uma entrevista especial com a mestra da ciranda e Patrimônio Vivo da cultura pernambucana, Lia de Itamaracá.

Veja também: Bem Viver na TV: Quilombo Ilha de Mercês expande agroecologia no Complexo de Suape (PE)

“Eu me sento na praia, escrevo minhas músicas, a onda vem apaga, eu escrevo de novo, quando a onda vai, que volta, a música tá pronta”, revela a rainha da ciranda na Praia de Jaguaribe, uma das onze da Ilha de Itamaracá (PE), sua morada. 

Entre os temas da entrevista, está a trajetória de Lia, a história da ciranda, e a resistência de manter e levar adiante a cultura popular em meio ao governo de Jair Bolsonaro (PL).

:: Bem Viver na TV: Festa da Colheita celebra agricultura familiar no Nordeste ::

“Para esses mestres que têm famílias, que têm crianças em cama de hospital, sem ter um auxílio digno para levantar essa família. Como é que a nação pode chegar a essa família?", reflete Lia.

 

E tem mais...

Da mestra da ciranda para as mestras da palavra. Nesta edição o programa traz um  Mosaico Cultural dedicado literatura negra feminina, que conta muito sobre "a história do Brasil" fora da perspectiva hegemônica do homem branco colonial.

"Compreendemos que o Brasil é plural e não com uma única narrativa. Temos várias histórias e dentro dessa produção da mulher negra tem diversas visões, pontos de vista e lugares de fala”, afirma a escritora e jornalista, Elizandra Souza.

Veja mais: Bem Viver na TV debate situação de combate ao trabalho infantil no governo Bolsonaro

“É justamente poder ter a oportunidade de conhecer outras narrativas e poder criar novos imaginários positivos. imaginários que contem a verdadeira história. imaginários de realeza, de dignidade e resistência de mulheres negras”, completa a escritora Carmen Faustino.

25 de Julho também é Dia Internacional da Agricultura Familiar e a resistência das mulheres do campo também está Momento Agroecológico. O quadro mostra a luta de agricultoras do Polo da Borborema, na Paraíba, para barrar os danos ambientais dos parques eólicos.  

E na Dica de Saúde, saiba como praticar um autocuidado acessível e possível com a naturóloga Nathália Tavares.

Comida de Verdade

Tem receita de reaproveitamento no Comida de Verdade com a Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, que ensina um prático e delicioso caldo de mandioca. Confira o passo a passo da receita:

Ingredientes
600ml de caldo de ossos
1 cebola em cubinhos
2 dentes de alho laminados
1 tomate picadinho
1 pimentão picadinho
½ k de mandioca cozida
½ xícara de cheiro verde com coentro ou salsinha
Pimenta de cheiro e ardida a gosto
3 colheres de manteiga de tutano
Óleo e sal

Modo de preparo:
Comece cozinhando a mandioca na panela de pressão.

Depois de cozida, separe dois pedaços inteiros e o resto da mandioca corte em cubinhos. Reserve.

Sue a cebola em uma colher de manteiga de tutano com uma pitada de sal. Junte o alho e sue também. Junte o pimentão e deixe que doure de leve, junte o tomate picadinho, misture e deixe aquecer.

Junte o caldo de ossos e deixe ferver.

No liquidificador bata os dois pedaços inteiros de mandioca com duas ou três conchadas do caldo quente.

Volte o caldo batido pra panela, junte também a mandioca cortada em cubinhos. Deixe ferver novamente e encorpar o caldo, para dar o brilho final junte a última colher de manteiga de tutano e mistura bem no caldo.

Experimenta o sal e finaliza com muito cheiro verde e pimenta. Está pronta!

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza