Paraná

Educação

Estudantes vão do sonho ao pesadelo em intercâmbio internacional

Viagem foi promovida pela Secretaria de Educação do Paraná

Curitiba (PR) |
Governador Ratinho Junior esteve pessoalmente no embarque dos alunos para o Canadá - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Imagine a alegria de um estudante de escola pública por ter sido selecionado entre 100 nomes para um intercâmbio no Canadá, com tudo pago pela Secretaria de Educação do Paraná, através do programa Ganhando o Mundo. Só que, do sonho, diversos alunos do programa passaram por um verdadeiro pesadelo.

Cerca de 17 deles acabaram perdendo o voo e não conseguiram voltar para o Brasil. Além disso, tiveram problemas até mesmo para receber a bolsa-auxílio paga pela empresa contratada pela secretaria. O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) denuncia que os adolescentes ficaram desassistidos, situação que a Secretaria afirma não ter ocorrido.

A reportagem do Brasil de Fato Paraná procurou ouvir os familiares, que evitaram falar publicamente por medo de criar dificuldades para o retorno dos estudantes. Veneri revela que os alunos foram orientados a não exporem a situação pois seriam “embaixadores brasileiros mirins.”

“Os problemas já começaram na chegada ao Canadá, onde não havia moradia acertada para todo o grupo durante sua permanência. Agora, na volta, muitos ficaram sem passagem aérea e tiveram que dormir no aeroporto sem acompanhantes adultos”, relata Veneri.

A Secretaria de Educação afirma que os imprevistos seriam esperados e normais, e que de forma alguma os estudantes teriam sido desassistidos.

Veneri fez ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, pedido de informações em que questiona sobre a situação do estudantes no intercâmbio. “No momento em que o Estado foi informado que os alunos não puderam embarcar para o Brasil, houve o deslocamento de uma pessoa ao Canadá para resolver a situação?”, questiona o deputado. Ainda não houve resposta.

Nota da Secretaria de Educação

Nesta terça (12), após a publicação desta matéria, a Secretaria de Educação do Paraná enviou uma nota sobre os problemas que os estudantes intercambistas têm enfrentado. Reproduzimos, na íntegra, abaixo:

"A primeira edição do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, que leva os melhores alunos da rede estadual para estudar no exterior, foi um sucesso. Cem estudantes viveram por cinco meses no Canadá e alguns deles foram até convidados a voltar e cursar faculdade no país. A segunda edição já está em andamento, agora para a Nova Zelândia.

Apesar disso, os pais dos estudantes do Ganhando o Mundo foram aterrorizados há cerca de dez dias por uma série de notícias falsas. A realidade, felizmente, é bem diferente. Na semana retrasada, a companhia aérea canadense, assim como outras empresas nos EUA e Europa, passou por uma série de problemas com cancelamentos de voos e remarcações. Infelizmente, isso afetou 17 dos nossos intercambistas e o problema foi solucionado em menos de 24 horas. No mesmo dia, os estudantes voltaram para as casas das suas famílias canadenses e no dia seguinte realizaram o embarque rumo ao Brasil. No decorrer da semana passada, os demais estudantes do nosso estado chegaram em seus respectivos lares e foram recepcionados por seus familiares e amigos, de acordo com a programação prevista.

Esse processo de volta foi acompanhado por equipes da secretaria no Canadá, em São Paulo e em Curitiba. Os cem estudantes foram acompanhados o tempo todo por adultos responsáveis e assistidos em todas as suas necessidades pela secretaria - inclusive com excesso de bagagem, fruto de uma convivência harmoniosa com colegas canadenses."

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini