Distrito Federal

Luta sindical

Nova diretoria do Sinpro DF é empossada; evento aconteceu nesta sexta (8)

Cerimônia foi realizada durante o 12º Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Nova diretoria foi eleita em maio deste ano, com 70% dos votos - Reprodução

Eleita em maio, a nova diretoria colegiada do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro) tomou posse na noite desta sexta-feira (8), durante o 12º Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (CNT), em Brasília.

A Direção estará à frente do Sindicato para o triênio 2022-2025 e a cerimônia de posse contatou com a participação de representantes de organizações sindicais e sociais, como CUT, CNTE, CTB, Intersindical e outras organizações. Os parlamentares distritais e federais Chico Vigilante, Arlete Sampaio, Erika Kokay e Israel Batista também participaram do evento.

Em nome da gestão que encerrou o mandato, a diretora licenciada do Sinpro, Rosilene Corrêa, falou da trajetória na diretoria do sindicato. “Quando um de nós fala, falamos por milhares, é uma responsabilidade enorme, é muita gente que confia e acredita em nós”, destacou. Rosilene contou ainda da importância da luta da classe trabalhadora nos últimos anos. “A gente tem um governo que não reconhece a importância do trabalhador e da trabalhadora e nos últimos anos fizemos uma luta duríssima para garantir direitos”.

A nova diretoria foi empossada pelo presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, que presidiu a comissão eleitoral que conduziu as eleições do Sindicato. “Nosso maior desafio nos próximos anos é derrotar o bolsonarismo, que é o ódio organizado e tem que ser derrotado no dia a dia, no debate da justiça social e esse sindicato tem papel fundamental na organização desse processo, bem como seguir defendendo prioritariamente a pauta de reivindicações da categoria que foi eleita para defender”, ressaltou.

Após a posse da nova diretoria, Luciana Custódia falou em nome da direção. “Tomamos posse em um ano emblemático. Temos grandes tarefas, combater a fome, o fundamentalismo, o autoritarismo. Defender a educação!”, destacou.

Eleições

A Chapa 1 – Com Você, Por Você foi eleita no final de maio e dirigirá o Sinpro-DF no triênio 2022-2025. O grupo é composto por 39 titulares e cinco suplentes. Desse total, 13 (1/3 da chapa) são novas lideranças sindicais. Os demais membros foram reeleitos. Foram registrados 8.124 votos válidos, 72,71% deles para a Chapa 1 e 27,29% para a Chapa 2 – Alternativa. Brancos e nulos representam 2,69% dos votos.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino