Rio Grande do Sul

Literatura

Ex-preso político lança livro em Porto Alegre com histórias de resistência

O jornalista Valdir Izidoro Silveira, 79 anos, autografa a obra nesta sexta-feira (1º), às 17h e 30, no Espaço Amelie

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ex-preso político, Valdir Izidoro Silveira foi um dos militantes contra a ditadura militar detidos na Ilha da Pólvora, em Porto Alegre - Divulgação

O jornalista e ativista político Valdir Izidoro Silveira, 79 anos, vem a Porto Alegre para lançar seu livro "Escritos de Resistência – Quatro décadas de reflexão". O lançamento acontece nesta sexta-feira (1º), a partir das 17h30, no Espaço Amelie, na Rua Vieira de Castro, 439, bairro Santana, em Porto Alegre.

A obra contém artigos sobre os 40 anos de resistência à dominação das multinacionais e ao combate às classes dominantes sobre as riquezas nacionais. O autor também autografará suas outras publicações "Variedades do Cotidiano" e "Transgênico - A semente que Deus não criou".

Sobre o autor

Ex-preso político, Valdir Izidoro Silveira foi um dos militantes contra a ditadura militar detido na Ilha da Pólvora, na capital gaúcha. Membro do Movimento Tortura Nunca Mais do Paraná e da Associação de Defesa e Orientação ao Consumidor (Adoc), de Curitiba, onde reside.

É jornalista profissional e engenheiro agrônomo formado pela UFRGS, especialista em Biologia do Solo e mestre em Tecnologia de Alimentos pela UFPR e e também especialista em Planejamento de Desenvolvimento Regional no Ilpes/Cepal/ONU.

Atuante no movimento negro, fundou o Centro de Estudos Afrobrasileiro de Porto Alegre (Ceabro), em 1968, e o Instituto Afrobrasileiro do Paraná, em 1996, com sede em Curitiba.

Foi Coordenador do Grupo Técnico e Científico sobre Micotoxinas e Transgenia da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, até março de 2006, quando assumiu a presidência e posteriormente a diretoria técnica da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (CLASPAR), até 2010. São de sua autoria mais de 300 Projetos de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira já implantados.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira