Paraná

Saúde

Paraná tem três casos suspeitos de varíola dos macacos

São três homens, com idades entre 27 e 39 anos, que residem em Curitiba, Cascavel e Londrina

Curitiba (PR) |
Varíola dos macacos tem preocupado autoridades sanitárias no Brasil e no mundo - Divulgação

Nesta quarta (29), a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) informou que monitora três casos suspeitos de varíola dos macacos no estado. São três homens, com idades entre 27 e 39 anos, que residem em Curitiba, Cascavel e Londrina.

Os pacientes possuem históricos de viagem para São Paulo, França, Inglaterra e Turquia. O primeiro caso no Brasil foi confirmado em 9 de junho, em São Paulo.

De acordo com a Sesa, as amostras dos suspeitos foram coletadas e estão em processo de envio para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos da doença, em São Paulo.

A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Edição: Lia Bianchini