Rio Grande do Sul

LUTA PELA EDUCAÇÃO

Mais de 20 entidades preparam ato em defesa das universidades e institutos federais na Capital

Será lançado um manifesto alertando para risco dos cortes na Educação inviabilizarem serviços em instituições do RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Protesto será nesta quinta-feira (30), às 17h, na Faculdade de Educação da UFRGS - Foto: Luiz Damasceno/CPERS Sindicato

A ADUFRGS-Sindical junto a mais de 20 entidades divulga um manifesto e realiza uma manifestação, nesta quinta-feira (30), em defesa das universidades e institutos federais e contra cortes orçamentários na Educação promovidos pelo governo Bolsonaro. O protesto inicia às 17h, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS).

As entidades chamam a atenção para o montante dos cortes, que já somam mais de R$ 1 bilhão no Ministério da Educação (MEC) e R$ 3 bilhões no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), incluindo verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que são carimbadas por lei para o financiamento da pesquisa científica e tecnológica no Brasil.

Assinam o manifesto e participam da mobilização Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), sindicatos, representações estudantis, além do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).

As universidades e institutos federais gaúchos alertam que o corte pode inviabilizar o funcionamento de serviços essenciais de várias instituições no Rio Grande do Sul. Podem atingir diretamente atividades fundamentais de ensino, pesquisa e extensão, visitas técnicas e insumos de laboratórios, assim como todos os serviços prestados por meio de contratos de terceirizados, como limpeza, vigilância, serviços agropecuários, portaria e auxiliares.

As instituições destacam que causa especial preocupação a dificuldade de permanência dos estudantes socioeconomicamente vulneráveis, que dependem de recursos da universidade. O contexto se torna ainda mais alarmante, já que o corte ocorre nos recursos destinados à manutenção das instituições e se somam a um orçamento que já se era insuficiente, devido a várias reduções gradativas nos últimos anos.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira