Solidariedade

No CE, acampamento Zé Maria do Tomé doa mais de duas toneladas de alimentos

Agricultores do Vale do Jaguaribe realizam ação de solidariedade enquanto seguem ameaçados de despejo

Brasil de Fato | Limoeiro (CE) |
Acampamento Zé Maria
MST faz doações para APAE e Pastoral Carcerária no Vale do Jaguaribe - Divulgação/ MST CE

No último dia 10 de junho, as famílias do Acampamento Zé Maria do Tomé, localizado no município de Limoeiro do Norte (CE), realizaram a doação mais de duas toneladas de alimentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)  e a Pastoral Carcerária. Mamão, banana, jerimum, milho verde, macaxeira, limão foram alguns dos produtos doados.

Isabel dos Santos, da direção da APAE, agradeceu a iniciativa: “nós ficamos muito gratos pela doação, essas cestas serão muito úteis para nossas famílias, compreendemos a importância da reforma agrária na produção de alimentos saudáveis, pra saciar a fome de quem precisa”.

:: Acampamento Zé Maria do Tomé, no Ceará, realiza doação de cinco toneladas de alimentos ::


“Eu moro no acampamento há oito anos e para mim e todas as famílias acampadas é muito gratificante poder doar uma parte do que produzimos para quem mais precisa, " afirmou Monica Oliveira. / Foto: Divulgação MST

Monica Oliveira, moradora no Acampamento Zé Maria do Tomé afirmou a importância da solidariedade com quem precisa: “eu moro no acampamento há oito anos e para mim e todas as famílias acampadas é muito gratificante poder doar uma parte do que produzimos para quem mais precisa. Nos últimos dois anos, intensificamos as doações, compreendendo que nessa conjuntura de descaso desse governo para com o povo, se faz cada vez mais necessário”.

Acampamento segue ameaçado

Mônica relata com tristeza as constantes ameaças de despejo que vem sofrendo desde a ocupação em 2014: “nos entristece saber que mais uma vez nosso acampamento está ameaçado de despejo com fim da ADPF 828 proíbe os despejos. Nós só queremos mesmo o direito de morar e produzir para sustentar nossas famílias, nós queremos viver da terra, cuidar dela, cuidar da nossa mãe terra”.

Leia também: Luta por terra, água e vida digna: acampados do MST resistem contra despejo na Chapada do Apodi


Ações de solidariedade do Acampamento Zé Maria se intensificaram com o aumento da pobreza do país / Foto: Divulgação MST

Fabio Pereira da Direção Estadual do MST Ceará afirma que o MST segue firme na luta por reforma agrária e pelo Acampamento Zé Maria: “as ações de solidariedade fazem parte da essência do nosso movimento junto à classe trabalhadora que sofre com efeitos da  atual crise política, econômica e social do Brasil. O crescimento da inflação, da carestia dos alimentos, do desemprego e todos os desmontes feitos pelo atual governo são uma realidade. Em meio a tudo isso, o nosso acampamento realiza essa ação de solidariedade mesmo diante de uma ameaça de despejo. Nesse sentido continuaremos a luta e a resistência contra os despejos, pra continuar produzindo alimento e matar a fome de quem mais precisa”.

No último dia 05 maio o Acampamento Zé Maria completou 08 anos, as famílias seguem denunciando o descaso do governo federal com os acampados. No próximo dia 30/06, a ADPF 828 (Descumprimento de Preceito Fundamental) chega ao prazo final, a Campanha Despejo Zero prevê 132 mil famílias estejam ameaçadas, podendo perder o direito fundamental à moradia, prejudicando entre outras questões à saúde de famílias vulneráveis.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia