Paraná

Covid-19

Curitiba começa a aplicar 4ª dose da vacina contra covid-19 para grupo a partir de 50 anos

Vacinação começou nesta quarta (8) e será realizada em 107 unidades de saúde, das 8h às 17h

Curitiba (PR) |
Convocação será feita pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de forma escalonada, por faixa etária, a partir dos mais velhos - Foto: Giorgia Prates

Nesta quarta (8), Curitiba começou a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais. Os nascidos em 1962 e 1963, que tomaram a 3ª dose até 8/2/2022, serão os primeiros a receber a 4ª dose. A convocação será feita pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de forma escalonada, por faixa etária, a partir dos mais velhos.

A vacinação será realizada em 107 unidades de saúde, das 8h às 17h, e vai respeitar um intervalo mínimo de quatro meses a partir do 1º reforço (ou 3ª dose, para quem tem esquema vacinal inicial com Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer; para quem recebeu a Janssen, o 1º reforço equivale à 2ª dose).

A nova dose oferece uma proteção extra contra o coronavírus, evitando agravamentos dos quadros de contaminação, reduzindo o número de internamentos e óbitos e também minimizando o reflexo de sequelas.

Até a última sexta-feira (3), a aplicação da 4ª dose estava destinada apenas às pessoas com 60 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais. Desses públicos, quem ainda não compareceu também deve procurar uma das 107 Unidade de Saúde do município para colocar o esquema vacinal em dia nas repescagens contínuas.

Edição: Lia Bianchini