Distrito Federal

Mobilização

Servidores federais realizam ato em Brasília por recomposição salarial

Manifestação acontece nesta terça (31) com concentração no Espaço do Servidor

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O movimento de servidores indica que deve intensificar a mobilização, o que pode levar a greves em todo o país. - Foto: Reprodução Fonasefe

Nesta terça-feira (31), servidores públicos federais de diversos setores organizam uma manifestação em Brasília para reivindicar uma recomposição salarial de 19,99%, referente às perdas inflacionárias dos últimos três anos. A categoria, em campanha salarial, denuncia ainda a falta de diálogo com o governo federal para buscar uma solução à reivindicação dos trabalhadores.

A mobilização começa às 9h em frente ao Espaço do Servidor, em caminhada os servidores vão ao Ministério da Economia e seguem rumo à Praça dos Três Poderes. Às 14h será realizado um ato no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, “Pela valorização dos servidores e servidoras públicos e recomposição inflacionária”. A atividade foi convocada pela Liderança da Minoria da Casa.

Em nota, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) informou que o governo, até o momento, não se reuniu formalmente com as categorias para negociar um reajuste e sinalizou apenas uma recomposição de 5%, “montante que não atingiria as perdas inflacionárias relativas ao ano de 2022”, de acordo com a entidade.

O movimento de servidores indica que deve intensificar a mobilização, o que pode levar a greves em todo o país.

Para o coordenador do Fonasefe e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), Thiago Duarte Gonçalves, a mobilização te, como objetivo mostrar a insatisfação “da corrosão inflacionária no nosso salário para o governo, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Parlamento. Se tem dinheiro para orçamento secreto, haverá para a recomposição salarial emergencial”, destaca.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino