Distrito Federal

Pandemia

Pessoas de 20 a 49 anos são 50% dos casos de covid-19 no DF

Cobertura vacinal desse público está abaixo do esperado

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache (centro), manifestou preocupação com a cobertura vacinal de pessoas entre 20 e 49 anos - Tony Winston/Agência Brasília

A população entre 20 e 49 representam, atualmente, cerca de metade das contaminações por covid-19 no Distrito Federal. Apesar disso, apenas 35% desse público está com a imunização atualizada, incluindo a dose de reforço. 

"Na faixa etária de 20 a 49 anos, apenas 35% se vacinaram. E isto é preocupante. Hoje, 50% dos contaminados são de jovens dessa faixa", afirmou o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, durante coletiva de imprensa.

A gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF), Priscilleyne Reis, apresentou dados sobre a situação epidemiológica da pandemia na capital do país e fez um alerta. "A população que não procura a cobertura vacinal está adoecendo mais", disse. "Após um determinado tempo da vacina, a produção de anticorpos começa a cair, por isso é importante a dose de reforço", acrescentou.

Atualmente, segundo informações da Secretaria de Saúde, há cerca de 743 mil pessoas no DF que já poderiam ter recebido a dose de reforço, mas ainda não procuraram os postos de vacinação

Todas as pessoas acima de 18 anos que tomaram a segunda dose de Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca, há pelo menos quatro meses, devem receber o reforço, também disponível para adolescentes de 12 a 17 anos com doenças imunossupressoras, gestantes ou puérperas. Quem tomou o imunizante da Janssen deve tomar a dose de reforço após um intervalo de dois meses.

Taxa de transmissão

A taxa de transmissão (Rt) da covid-19 voltou a subir em maio, passando de 1, o que significa uma nova aceleração da doença. Após chegar há 1,34, ela baixou para 1,30 no balanço desta quinta-feira (19). Isso significa que cada 100 pessoas transmitem para outras 130, ou seja, um indicativo de expansão das contaminações. 

Na últimas 24 horas, foram notificados 341 casos novos de contaminação. Desde o início da pandemia, um tota de 700.934 pessoas se contaminaram. Dessas, 686.375 (97,9%) estão recuperados e 11.682 (1,7 %) evoluíram para óbito.

"Nossa tendência, até dois dias atrás, era de alta nesses indicadores. Porém, estávamos com 1,33 do índice diário de Rt, e esse índice chegou agora a 1,30, portanto, uma tendência diária. A mesma coisa para novos casos. De 471, o nosso novo número são 341 casos. Há uma tendência de baixa, porém, estamos acima de 1, e isso é preocupante", afirmou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro. 

Apesar da alta recente, não tem havido pressão sobre o sistema de saúde e os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para covid-19 estão com 56% de ocupação. Também não tem havido aumento de óbitos, principalmente por causa do efeito positivo de proteção dado pela vacina. O perfil das mortes que ainda ocorrem são de pessoas acima dos 60 anos com comorbidades, informou a pasta.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

 

Edição: Flávia Quirino