MOBILIZAÇÃO

Movimentos do Ceará lançam Comitês Populares em defesa da democracia

João Paulo Rodrigues, dirigente do MST, destacou a importância da criação de Comitês em municípios até 50 mil habitantes

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Os comitês populares têm o objetivo de dialogar melhor com o trabalhador em lugares do cotidiano - Aline Oliveira

Diante da crise econômica, social e política do Brasil, movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos seguem se organizando para promover o debate sobre a defesa da democracia neste ano eleitoral. Entre as estratégias de diálogo com a população está a construção dos Comitês Populares de Luta.

Nesta segunda-feira (11), o Centro de Formação Frei Humberto do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), em Fortaleza, recebeu representações do campo progressista para o lançamento dos Comitês no Ceará.

A ocasião contou com a participação de João Paulo Rodrigues, da Direção Nacional do MST. O dirigente falou sobre a importância do trabalho de base e da comunicação na luta contra o bolsonarismo.

Leia mais: Comitês Populares de Luta: onde o povo se reconhece na democracia e na união por justiça social

“Precisamos montar comitês em todos os espaços, mas principalmente nos municípios até 50 mil habitantes que são decisivos para o processo eleitoral, com gente nova para além dos nossos militantes de esquerda. Nós temos a tarefa de agitação e propaganda nos municípios. Na comunicação, primeiro reproduzir e criar conteúdos a partir do que construirmos em nível nacional em parceria com o que é feito pelos partidos e movimentos em consonância com a Campanha do Lula. Depois, ter um tipo de comunicação local que resista as fake news dos whatsapp e outros” afirmou o dirigente nacional.

João Paulo explicou ainda que os comitês populares têm como objetivo realizar ações e atividades nos municípios, bairros, assentamentos, acampamentos e comunidades rurais em todo território nacional. A ideia é retomar o trabalho de base, ouvir e dialogar com o povo e debater um projeto popular para o Brasil. Temas como o preço dos combustíveis, a fome, a agricultura, a falta de moradia digna são assuntos fundamentais para conversar com a população.

Depois do dirigente do MST foi aberta a palavra ao plenário. Entre os muitos inscritos o sentimento foi indignação com os retrocessos vividos depois do golpe sofrido pela presidenta Dilma Ropusseff (PT), com o fim de políticas públicas e da retirada de direitos promovidos pelos governos de Temer (MDB) e Bolsonaro (PL).

:: RJ: movimento quer incentivar militância e eleger Lula com ajuda de comitês populares ::

“Tenho 63 anos e nunca vivi a situação que estamos vivendo hoje. A tarefa não é fácil, temos que eleger o Lula, garantir a posse do Lula e as nossas propostas em um possível governo fruto dessa mobilização,” declarou João Alfredo, advogado, militante do PSOL, ex-vereador e ex-deputado estadual e federal.

O papel da cultura na construção dos comitês também foi lembrado: “Durante a pandemia, os trabalhadores da Cultura discutiram a situação dos que sobrevivem de um setor que parou. O acúmulo diante das mobilizações pela Lei Aldir Blanc e pela Paulo Gustavo trouxe outro nível de articulação para o campo da cultura", disse Xauí, artista e produtor cultural.

Thalita Vaz, do Levante Popular da Juventude, chamou atenção para o desinteresse dos jovens quando o assunto é política e como os comitês precisam debater a questão a partir das realidades vivenciadas pela juventude.

Leia também: Tentativa de criminalizar movimentos por meio da Lei Antiterrorismo não intimidará MST

“Estamos vendo o desinteresse dos jovens em tirar o seu título e a militância do Levante assumiu um compromisso este ano, é tarefa zero para a gente construir esse espaço (comitês). Vamos tomar de volta essa história que nos roubaram. É a história do nosso povo, a nossa bandeira. Para isso, o Comitê Popular tem que ser o grupo de rima do nosso bairro, de futebol na quinta, de rir, de beber da experiência que o nosso povo já tem de organização,” enfatizou Thalita.

Ao final, as organizações presentes firmaram o compromisso de disseminar os Comitês no Ceará, fortalecendo a unidade entre as forças populares e partidárias, e as candidaturas progressistas nos estados e em nível nacional.

Para mais informações basta seguir o perfil dos Comitês Populares do Ceará no Instagram.

Marcaram presença na atividade as seguintes representações:

- Vandelucia - Coordenação Nacional dos Comitês Populares

- Vereadora Larissa Gaspar

- Mandato do Deputado Elmano de Freitas

- Mandato da Deputada Luizianne Lins

- Deputado Estadual Renato Roseno

- Mandato do Deputado Federal Jose Airton

- PC do B

- PSOL

- Marcha Mundial de Mulheres

- PT

- Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores por Direitos - MTD

- Levante Popular da Juventude

- Rua Juventude Anticapitalista

- Kizomba

- Núcleo Popular

- Movimento Brasil Popular

- Povos de Terreiro

- Comitê do São João do Tauape

- Conselho Pastoral dos Pescadores

- UBM

- Movimento Caminhando em Luta

- Casa de Cultura Chiquinha Gonzaga

- Movimento Social Cultural no Ceará

- Pastoral de Rua

- Rede de Médicos Populares

- Sindicato dos Jornalistas do Ceará

- Rede de Advogados do Brasil

- Movimento Nacional População de Rua

- Comitê Estadual e Municipal de Política Pública para a População de Rua

- Fórum de Rua

- Conselho Estadual de Direitos Humanos

- Projeto Lutando por um Brasil Melhor

- Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – Renap

- Pastorais Sociais da Arquidiocese

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia