OUÇA E ASSISTA

Central do Brasil aborda os 31 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Atuação é marcada por resistência, que se fortalece em meio à crise climática, tragédias e ameaças de novos rompimentos

Ouça o áudio:

MAB trava luta pela aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas
MAB trava luta pela aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas - MAB
O povo está à mercê dessas bombas armadas sobre a cabeça da população brasileira

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) comemorou, na segunda-feira(14), 31 anos de existência. Ao ultrapassar as três décadas, a organização popular resiste dentro de um conjuntura marcada por crise climática, tragédias ambientais, novas ameaças de rompimentos de barragens e batalhas institucionais. 

Iury Paulino, da coordenação nacional do MAB, é o convidado da edição desta quinta-feira(17) do programa Central do Brasil, no quadro Entrevista Central. Ele aborda a história da organização, as principais lutas travadas ao longo de três décadas e quais as pautas centrais em 2022. Uma delas é a defesa da criação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas e cobrança por regras mais rígidas para o funcionamento de mineradoras no país.

"O povo está à mercê dessas bombas armadas sobre a cabeça da população brasileira", diz o militante sobre as ameaças de novos rompimentos de barragens. Para Paulino, a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas é um mecanismo de redução de danos, já que há décadas não se consegue impedir a execução desses empreendimentos de grande impacto ambiental. 

"A política propõe criar um marco regulatório. Ela permite que seja construído um espaço de participação das populações atingidas nas decisões das medidas e programas que venham a chegar a essa população. A Política qualifica o conceito de atingido", explica.

E tem mais

Em Brasília, o governo de Jair Bolsonaro pressiona aliados no Congresso para acelerar a aprovação de projetos conservadores e cruciais para sua base de apoio. O quadro Nacional mostra que propostas sobre mineração em terras indígenas e armamento da população civil ganham ritmo mais célere na Câmara dos Deputados. 

No Embarque Imediato, o assessor da Comissão Guarani Yvirupa, Rodrigo Mariano Kuaray, apresenta detalhes da Assembleia da Comissão Guarani Yvirupa, em Eldorado, no Vale do Ribeira, em São Paulo. A Parada Cultural traz a programação de 19º Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, no Rio de Grande do Sul. 


Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Geisa Marques