Pernambuco

Marielle Vive

“Cultivar a Vida, Semear Marielles": mulheres plantam 200 mudas em assentamento do MST em PE

Atividade foi realizada no dia em que se completam 4 anos do assassinato da vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Atividade marcou o encerramento da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra 2022 - Divulgação

Na data em que se completam quatro anos do assassinato da vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro, as mulheres do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) se reuniram e plantaram cerca de 200 mudas no Assentamento Che Guevara, em Moreno, no Grande Recife. A ação desta segunda-feira (14) marcou o encerramento da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra 2022.

A atividade, nomeada "Cultivar a Vida, Semear Marielles", foi uma articulação nacional que aconteceu em outros territórios da reforma agrária do MST no país, sob o mote “Terra, trabalho, direito de existir, Mulheres em luta não vão sucumbir”. 

A militante Rosa Negra, que faz parte do Setor de Educação do movimento, destaca que a resistência é a palavra que dá o tom deste roçado. “Fizemos em luto pelo assassinato de Marielle, que é um crime que ainda está sem respostas, e contra todo o patriarcado e o racismo, que têm aumentado muito na conjuntura politica brasileira atual”, destaca. 

Leia também: MST completa 38 anos com arrecadação histórica contra a fome e campanha nas redes sociais

Leia também: Movimentos feministas voltam às ruas de Pernambuco por "Bolsonaro nunca mais"

Leia também: Roçado Solidário do MST une campo e cidade contra a fome na Região Metropolitana do Recife

Em Pernambuco, um ônibus com 25 mulheres partiu por volta das 6h da manhã do Armazém do Campo Recife, na área central da capital, em direção ao assentamento. Lá em Moreno, as mulheres semearam espécies nativas em uma área desmatada próxima à nascente, a fim de recuperá-la, conta Rosa. 


Mulheres semearam espécies nativas em uma área desmatada próxima à nascente, no assentamento, a fim de recuperá-la / Divulgação

"Além do caráter de convergência das pessoas do campo e da cidade pela luta pela reforma agrária, o roçado feminista plantou mudas no espaço de construção de uma agrofloresta”, explica. Os homens também participaram da atividade, contribuindo com a parte da infraestrutura.

Os roçados solidários tiveram início há quase um ano e acontecem mensalmente no Che Guevara. Seu objetivo não é apenas reflorestar, mas também produzir insumos para abastecer os bancos de alimentos que fornecem, através da campanha Mãos Solidárias, marmitas à população em situação de vulnerabilidade em Pernambuco.

Jornada Nacional de Luta 

A Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra começou em 7 de março a nível nacional. Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, o MST Pernambuco participou de ato unitário no Recife na última terça-feira (8), e de atividade em Caruaru, no Agreste do Estado, no último sábado (12).

Realizado na sexta-feira (11), no Armzém do Campo Recife, o ato de filiação da militante do MST Rosa Amorim ao Partido dos Trabalhadores (PT), por onde deverá sair como deputada estadual, também compôs o calendário regional da jornada.

 

Edição: Vanessa Gonzaga