Rio de Janeiro

Covid-19

Cinco cidades da Baixada Fluminense flexibilizam o uso obrigatório das máscaras de proteção

Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Paracambi acompanharam a decisão da Prefeitura do Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Para especialista, a flexibilização é precipitada: "não significa que precisamos chutar o balde" - © Elizabeth McDaniel

Na esteira da decisão da Prefeitura do Rio, cinco municípios da Baixada Fluminense estabeleceram também que o uso das máscaras de proteção contra a covid-19 não é mais obrigatório. 

Segundo levantamento feito pelo jornal Extra nas publicações do Diário Oficial das cidades de Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Paracambi, as prefeituras determinam que os moradores não precisam utilizar o item em ambientes fechados. 

Leia também: Universidades do Rio mantém obrigatoriedade da máscara mesmo após decisão da prefeitura

Mais especificamente em São João de Meriti, o decreto que determinou o uso facultativo do item em ambientes abertos ou fechados não se aplica a pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação pela covid-19 durante o período de transmissão da doença.

Já em Paracambi, a máscara continua obrigatória em unidades de saúde e seu uso segue recomendado para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades, pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, além de pacientes com sintomas gripais.

Em Belford Roxo, o decreto explicita que a determinação que desobriga o uso das máscaras de proteção contra covid-19 não se aplica a pessoas que estejam infectadas ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus, imunodeprimidas ou com comorbidades, com esquema vacinal incompleto ou não vacinadas. 

No decreto de Nova Iguaçu, não há restrições ou observações que recomendem o uso de máscaras para determinados grupos.

Decisão precipitada

Diversos especialistas têm se posicionado contra a queda da obrigatoriedade do uso de máscaras no Brasil. Para o pesquisador e membro do Observatório Covid-19BR, Vitor Mori, em locais como transporte público, ambientes hospitalares e casas de repouso, a flexibilização seria “precipitada”. 

Ele destaca que o cenário da pandemia no Brasil atualmente é “muito melhor” do que há algumas semanas. “Mas isso não significa que precisamos chutar o balde”, ressaltou em publicação nas redes sociais.

Na publicação, ele lembra que o uso de máscara é uma das poucas medidas que podemos controlar individualmente. “Se você segue preocupado com a covid-19 e quer continuar se protegendo e protegendo o seu entorno, continuar a usar máscaras em ambientes internos, especialmente os mal ventilados e com muita gente, é uma boa pedida”, explicou Mori.

Edição: Mariana Pitasse