Rio Grande do Sul

Representatividade

Evento e mostra de fotos homenageia “Mulheres de Luta” de Porto Alegre

Proposta pela vereadora Aline Kerber (PSOL), ação aconteceu no dia em que se celebra os 90 anos do voto feminino

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Só com muitas pontes, diálogos e construções coletivas vamos virar este jogo de opressões que ferem as mulheres", afirma parlamentar - Foto: Gabriel Job

Nessa quinta-feira (24), dia em que se celebra os 90 anos do voto feminino no país, a vereadora Aline Kerber (PSOL), homenageou, no Plenário Ana Terra, mulheres cujas trajetórias têm sido de resistência em prol dos direitos humanos e da cidadania de Porto Alegre. Intitulado "Mulheres de Luta”, mostra traz fotos e informações que ilustram o quanto as protagonistas construíram, em diferentes áreas, a força que emancipa e destaca a mulher porto-alegrense. 

De acordo com a parlamentar, a mostra busca parabenizar e eternizar a gratidão da cidade pelas construções e entregas destas mulheres, entre elas: Valéria Barcellos, mulher trans, cantora e ativista negra; Clara Corleone, escritora feminista; Kátia Suman, comunicadora e influenciadora; Mãe Joice Ferreira, ativista e representante das mulheres de religiões de matriz africana e enfermeira; e Gladis Kaercher, professora que proporcionou a representatividade nas escolas através dos giz de cor em tons de pele.


A deputada estadual Luciana Genro foi uma das homenageadas / Foto: Gabriel Job

Entre as homenageadas também estava a deputada estadual Luciana Genro (PSOL). Em suas redes sociais, disse estar muito feliz em receber, ao lado de tantas mulheres incríveis, a homenagem proposta pela vereadora do Aline Kerber a mulheres de luta de Porto Alegre. "As batalhas que cada uma de nós travamos em nossas áreas de atuação se somam na luta das mulheres por justiça social, dignidade, democracia e igualdade. A Aline está vereadora, e muito bem assessorada pela Monique Prada, enquanto o Roberto Robaina realiza um tratamento de saúde e já apresentou importantes projetos, como o que cria um fundo para os órfãos da covid-19. Tenho muito orgulho de lutarmos lado a lado!", destacou.

“Ontem celebrávamos a conquista dos 90 anos do voto feminino, embora lamentássemos a baixa representatividade no poder, só 15% de mandatos de mulheres. O que podemos fazer juntas para potencializar a luta extraordinária de cada uma? Só com muitas pontes, diálogos e construções coletivas vamos virar este jogo de opressões que ferem as mulheres. Precisamos apostar na alfabetização política e em muito trabalho, entrega e paixão para termos mais espaço para as mulheres e para a transformação social”, afirma Aline.

A vereadora tomou posse nesta segunda-feira (21), em substituição ao vereador Roberto Robaina (PSOL), em licença-saúde.  


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko