Ceará

10 ANOS

Celebração de 10 anos do Levante Popular da Juventude acontece hoje (18) em Fortaleza

Levante Popular da Juventude celebra 10 anos na luta por um Brasil para os brasileiros

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte CE |
3º Acampamento Estadual do Levante no Ceará deve acontecer ainda em 2022 - Comunicação Levante Popular da Juventude

No último dia 05 de fevereiro, o Levante Popular da Juventude completou 10 anos desde sua nacionalização em 2012. A data marca o encerramento do I Acampamento Nacional do movimento que reuniu mais de 1.200 jovens brasileiros em Santa Cruz do Sul (RS), no qual retornaram para suas cidades com a grande e histórica missão de construir o Levante Popular da Juventude em cada canto do Brasil. No encerramento do acampamento, através de uma carta, os dirigentes da organização firmaram o compromisso com o país e a juventude de combater todo tipo de exploração e opressão, e ser linha de frente na luta antirracista, anti-patriarcal e anti-LGBTfóbica.

“Nesses 10 anos de Levante, colecionamos sonhos e protegemos empunhando bandeiras e baterias, a história do povo brasileiro e a memória de nossos lutadores. Colecionamos lutas, conquistas, risos e choro, tudo na confiança de que sonho que se sonha junto se torna realidade. Somos mulheres, pretos e pretas, LGBTs, indígenas e ribeirinhos, filhos e filhas da classe trabalhadora, que ousaram e ousam lutar por um Brasil para os brasileiros”, afirmou Thalita Vaz, integrante da Coordenação Nacional da organização.

Em Fortaleza, para celebrar os 10 anos de luta e resistência, o Levante traz como lema nesse momento histórico “10 anos na luta por um Brasil para brasileiros”, e a celebração acontece hoje (18), a partir das 18h no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, na Rua Paulo Firmeza, 445 - São João do Tauape.

“Fizemos, ousamos e construímos Cursos Populares, Acampamentos, Ocupações e Escrachos. Marchamos e continuaremos em marcha enxergando o passado e nele encontramos a certeza de onde queremos chegar”, conclui Thalita Vaz.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia