Rio Grande do Sul

AGROECOLOGIA

Festa da colheita da maior produção latinoamericana de arroz agroecológico será em março

Famílias assentadas do MST no Rio Grande do Sul realizarão a 19ª Festa da Colheita no dia 18 março em Nova Santa Rita

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o estado gaúcho, a produção do alimento é feita por 296 famílias, em 14 assentamentos - Foto: Maiara Rauber

A popular Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, celebrada por assentadas e assentados do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), chega à sua 19ª edição. Será no dia 18 de março, com início às 12h30, na sede da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre.

O evento será presencial, seguindo os protocolos sanitários de prevenção contra aCCovid-19. A celebração contará com a participação de integrantes do MST, entidades parceiras, populares, sindicais e políticos.

“Para nós do MST, essa edição da Colheita do Arroz Agroecológico tem uma enorme importância. Queremos celebrar esse momento com a sociedade gaúcha e brasileira, pois essa é uma construção coletiva das cooperativas e das famílias assentadas. A nossa produção orgânica é uma alternativa, onde a vida das pessoas e o cuidado com a natureza estão acima do lucro”, pontua Marildo Mulinari, do setor social organizativo da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap). O Sem Terra ainda reafirma o compromisso do MST com a luta da classe trabalhadora e a luta pela Reforma Agrária Popular.

De acordo com Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o MST é considerado o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, e segue nessa posição há mais de 10 anos. Segundo Martielo Webery, do setor de comercialização da Cootap, as famílias camponesas estimam colher na safra 2021/2022 mais de 15 toneladas, cerca de 310 mil sacas de 50 kg do produto, em aproximadamente 3.196,23 hectares.

De onde vem a maior produção de arroz agroecológico da América Latina?


O MST é considerado o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, e segue nessa posição há mais de 10 anos / Foto: Maiara Rauber

A reconhecida produção gaúcha do arroz agroecológico do MST é coordenada por nove cooperativas conquistadas por meio da luta do movimento por Reforma Agrária Popular e produção de alimentos saudáveis, livres de veneno.

Este ano, de acordo com Webery, a colheita iniciou no dia 1º de fevereiro no Assentamento 30 de Maio em Charqueadas, na região Metropolitana de Porto Alegre. Já foram colhidos aproximadamente 1,72% do arroz orgânico, cerca de 4.200 sacas. Já o assentamento que tem a maior área plantada é o Filhos de Sepé, de Viamão. A estimativa é que se colha no local aproximadamente 124 mil sacas.

O cultivo principal é de arroz orgânico nas variedades agulhinha e cateto. Em todo o estado, a produção do alimento é feita por 296 famílias, em 14 assentamentos, que se dividem em 11 municípios gaúchos das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste.

A Coopan, onde será a Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, fica a rua Cinco de Maio, 02 - Sanga Funda, município de Nova Santa Rita.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira