Rio de Janeiro

Tragédia

Noticiário internacional destaca devastação, mortes e relembra tragédia de 2011 em Petrópolis

Imprensa tratou da tragédia que deixou 40 mortos, inúmeros desabrigados e um número ainda não estimado de desaparecidos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Força das águas após inundação atingiu as ruas, carregando automóveis e enchendo casas e comércios de rua
Força das águas após inundação atingiu as ruas, carregando automóveis e enchendo casas e comércios de rua - Carl de Souza / AFP

As fortes chuvas que atingiram Petrópolis, na região serrana do Rio, na tarde da última terça-feira (15), deixando pelo menos 40 mortos, inúmeros desabrigados e um número ainda não estimado de desaparecidos, foram tema também do noticiário internacional. A repercussão fora do país destacou a devastação da cidade.

Leia também: Petrópolis tem 40 mortos e número ainda não estimado de desaparecidos após temporal

A agência alemã Deutsche Welle relembrou que essa não é a primeira vez que a cidade é atingida fortemente pelas chuvas e destacou que centenas de pessoas morreram devido às enchentes que atingiram a região serrana em 2011.

A agência francesa France-Presse (AFP) tratou sobre como as casas foram destruídas, carros levados pela enchente e muitas lojas ficaram completamente inundadas pelas águas. Também relacionou o episódio com o aquecimento global, que aumenta o risco de fortes tempestades e inundações em diversos países.

Já a agência britânica Reuters relacionou o ocorrido na última terça-feira (16) com outros episódios de fortes chuvas, inundações e deslizamentos na Bahia e em São Paulo.

A norte-americana Associated Press (AP), por sua vez, informou sobre a preocupação de que o número de mortos e desaparecidos deve aumentar à medida que as equipes de resgate vasculham áreas afetadas.

Edição: Mariana Pitasse