Distrito Federal

covid-19

Mais de 109 mil crianças de 5 a 11 anos já foram vacinadas no DF

Número representa cerca de 40% do público-alvo; saiba mais sobre a vacinação

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Cerca de 40% do público infantil de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19 no DF; vacinação começou no dia 16 de janeiro - Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Desde o início da imunização de crianças de 5 a 11 anos, há quase um mês, o Distrito Federal vacinou um total de 109.134 pessoas nessa faixa etária. O número representa cerca de 40% do do público-alvo, estimado em 268 mil crianças. O balanço foi apresentado nesta sexta-feira (11) pelo secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, em coletiva de imprensa. 

"Isso é um esforço gigantesco de nossas unidades básicas de saúde, de nossos servidores que estão na linha de frente", enfatizou o secretário.

O objetivo era acelerar a vacinação para garantir um retorno mais seguro das aulas presenciais na rede pública, que começam na próxima segunda-feira (14). A vacinação do público infantil prossegue na capital do país. Crianças a partir dos 6 anos podem ser vacinadas com CoronaVac. Já aquelas com 5 anos, ou de 5 a 11 anos com algum tipo de comorbidade, devem ser vacinadas exclusivamente com a dose da Pfizer.

Os pontos exclusivos para a vacinação infantil são atualizados diariamente pela Secretaria de Saúde. Veja quais são. Eles funcionam diariamente, das 8h às 17h. 

Para os demais públicos, a partir dos 12 anos, a vacinação também prossegue. Adolescentes menores de idade não precisam ser acompanhados pelos responsáveis, basta comparecer a um dos postos e apresentar a carteira de identidade. Quem tem mais de 18 anos pode escolher a marca da vacina, desde que esteja disponível. Quem tomou tomou AstraZeneca ou Pfizer recebe a segunda aplicação oito semanas após a primeira dose. Para a CoronaVac, o intervalo recomendado é de 14 a 28 dias.

Já a dose de reforço está disponível para apenas para pessoas com com 18 anos ou mais. O intervalo mínimo é de quatro meses em relação à segunda dose. Também há dose adicional sendo aplicada em pessoas imunossuprimidas graves e que tenham recebido a segunda dose, ou dose única, há pelo menos 28 dias. No caso da vacina Janssen, que é de dose única, o seu reforço é aplicado após um intervalo de dois meses da aplicação anterior. 

:: Cerca de 500 mil pessoas estão com dose de reforço atrasada no DF ::

Desde o início da campanha de vacinação, 79% da população com 5 anos ou mais foi completamente vacinada no DF. Já a dose de reforço foi aplicada em 28,5% do público-alvo. 

Sem Pfizer

A Secretaria de Saúde do DF também informou nesta sexta que a dose de reforço da vacina contra a covid-19 será aplicada com os imunizantes AstraZeneca ou Janssen. A mudança vale até a chegada de lotes adicionais da Pfizer, que estão em falta no momento.

Dessa forma, segundo a pasta, maiores de 18 anos que tiverem recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses serão imunizados com AstraZeneca ou Janssen como reforço, independentemente de a primeira e a segunda doses terem sido de AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer. Já para quem recebeu a Janssen, o modelo continua o mesmo: a dose de reforço deve ser aplicada dois meses depois.

Grávidas e puérperas, por sua vez, devem receber a dose de reforço da Pfizer quatro meses após a segunda dose. Nesse caso, a mulher precisa levar um exame que comprove a gestação.

Quem recebeu a primeira dose da Pfizer tem a sua segunda dose garantida com esse mesmo imunizante. Hoje, a secretaria conta com 76.050 doses do imunizante na Rede de Frio Central, além do que já está nos locais de vacinação. 

Já aqueles que forem tomar a primeira dose podem decidir entre AstraZeneca, CoronaVac ou Janssen.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino