Rio de Janeiro

Imunização

Rio inicia vacinação infantil contra covid mas doses são suficientes para apenas dois dias

A expectativa da prefeitura é que Ministério da Saúde envie mais doses da vacina que chegaram ao Brasil no domingo (16)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A quantidade recebida de imunizantes corresponde a apenas 6% do necessário para vacinar as 560 mil crianças que moram no município - Tomaz Silva/Agência Brasil

A cidade do Rio iniciou na manhã desta segunda-feira (17) a vacinação infantil contra covid-19, porém as 33 mil doses do imunizante Pfizer, recebidas pelo Ministério da Saúde, não são suficientes para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos da capital fluminense e só devem durar até a próxima terça-feira (18).

A quantidade recebida de imunizantes corresponde a apenas 6% do necessário para vacinar as 560 mil crianças que moram no município. A expectativa da prefeitura é que o Ministério da Saúde envie mais doses da vacina que chegaram ao Brasil neste domingo (16). É necessário mais 33 mil doses para cumprir o calendário só desta semana.

Leia também: Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda na vacinação de crianças, afirma Datafolha

A vacinação infantil contra covid-19 iniciou com as meninas de 11 anos, depois será a vez dos meninos da mesma idade. O calendário segue em ordem de idade das mais velhas para as mais novas e está previsto até o dia 9 de fevereiro. As crianças receberão duas doses do imunizante com intervalo de 8 semanas.

Crianças com deficiência e ou comorbidades têm preferência e podem ser vacinadas mesmo fora do dia designado para a idade.

Pontos de vacinação

A partir desta segunda-feira (17), 11 unidades escolares serão utilizadas como postos de vacinação infantil contra a covid-19. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) e tem como objetivo aumentar os locais de imunização e estimular que pais e responsáveis vacinem as crianças.

Livros infantis também serão doados para estudantes que se vacinarem. Para realizar a ação, mais de 20 mil exemplares foram doados por editoras e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o que deve garantir a distribuição nos primeiros dias.

A SME pede que quem puder contribuir para a campanha envie um email para a Gerência de Leitura da Pasta  [email protected] ou entregue nas escolas que estão como pontos de vacinação.

A vacinação nas escolas não atrapalha o dia a dia dos alunos e funcionários, já que o período atual é de férias escolares com retorno presencial previsto para o dia 7 de fevereiro.

Confira lista das unidades:

Ciep Henfil: Rua Carlos Seidl, 71 — Caju

Escola Municipal Dr. Cícero Pena: Av. Atlântica 1976 — Copacabana

Escola Municipal Prudente de Morais: Rua Enes de Souza, 36 — Tijuca, próximo ao Centro Municipal de Saúde (CMS) Heitor Beltrão

Escola Municipal Anibal Freire: Av. Professor Plínio Bastos, 631 (em frente ao Olaria Atlético Clube)

Ciep Patrice Lumumba: Praça da Confederação Suíça, S/N - Del Castilho

Escola Municipal Paraíba - Anchieta (unidade de referência: clínica da família Maria de Azevedo Rodrigues)

Ciep Margaret Mee (início na terça-feira, dia 18) — Recreio dos Bandeirantes, ao lado do CMS Harvey (CMS) Ribeiro de Souza Filho

Escola Municipal Embaixador Dias Carneiro (início na terça-feira, dia 18) — Tanque, ao lado do CMS Jorge Saldanha Bandeira de Melo

Escola Municipal Paulo Maranhão (início na terça-feira, dia 18) — Rua do Governo 866, Realengo

Ciep Raymundo Ottoni de Castro Maya — Rua Moranga, s/n, Campo Grande (Referência: clínica da família David Capistrano e CMS Mário Vitor)

Ciep Papa João XXIII:  Avenida João XXIII, s/n Santa Cruz (Referência: clínica da família Ernani Braga)

Edição: Mariana Pitasse