Ceará

PROFETAS DAS CHUVAS

26º Encontro dos Profetas da Chuva acontece neste sábado (08) em Quixadá

O encontro deve reunir 20 profetas das chuvas que indicam como será a quadra invernosa de todo o estado em 2022

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte CE |
O encontro se destaca por ser uma importante fonte de saber popular e tradicional passado de geração em geração - Márcio Guedes - Secult Quixadá

Neste sábado (08), acontece em Quixadá, no Sertão Central cearense, o 26º Encontro dos Profetas da Chuva, que este ano traz como tema “A natureza renovando nossa Esperança”. O evento é realizado pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central; Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo, Cagece e Instituto Agropolos. O encontro deve reunir 20 profetas que apresentarão os resultados obtidos pela tradição da observação da natureza e seus fenômenos, que indicam como será a quadra invernosa em todo o estado em 2022.

Para Clébio Viriato, secretário de cultura de Quixadá, o encontro tem uma dimensão simbólica e cultural muito grande para o município, "não é à toa que neste ano de 2022 o encontro chega a sua 26º edição". Ele também fala sobre a importância do evento que valoriza o saber da cultura popular, o saber do homem sertanejo e camponês, que é através de suas experiências com a terra, suas observações da natureza que conseguem prospectar as previsões de chuva para a quadra invernosa. “É uma cultura milenar, passada de geração em geração, de avô para filho, e de filho para neto, e isso vem perpetuando no município, fazendo com que esse acontecimento faça parte do imaginário da cultura do povo quixadaense”, afirma.

De acordo com Clébio Viriato, o encontro também  possui grande importância para o estado, visto que "encontra um respaldo na ciência". O secretário destaca que as observações feitas pelos profetas em relação aos fenômenos da natureza que indicam chuva ou não estão, na maioria das vezes, em concordância com os dados meteorológicos da FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos). “Então é o saber popular afirmando o que a ciência fala, e por sua vez, a ciência confirma esse saber popular, e por isso o encontro se mostra importante para o estado porque vai criando uma identidade cultural do homem nordestino, para dizer quem somos, de onde viemos e para onde estamos indo”, conclui.

Questionado sobre os desafios de realizar o encontro durante a pandemia, Clébio afirma que o momento de construção do encontro é muito desafiador, sobretudo por conta do novo avanço do vírus somado ao aspecto gripal muito forte na cidade e também no estado. Entretanto, garantir a existência do encontro seguindo os decretos estaduais e todas as obrigações implantadas pelo mesmo garante a realização segura do evento.

Conforme o último decreto do estado do Ceará, anunciado esta semana pelo Governador Camilo Santana (PT), que reduz a quantidade de pessoas em eventos no geral, o encontro deve acontecer no formato híbrido, respeitando o limite de 250 pessoas, sendo obrigatório a apresentação do passaporte vacinal ou cartão de vacina, além do uso obrigatório de máscara. Já no formato virtual, a transmissão acontece ao vivo através das redes sociais (Youtube e Facebook) da Prefeitura Municipal de Quixadá e do Facebook da Fundação Cultural de Quixadá.

Programação

A programação da 26º edição do encontro aconteceria de forma conjugada com o projeto Encanta Quixadá, programado para acontecer no sábado (07/01), entretanto, mediante o crescimento dos casos de covid-19 e o aumento das transmissões do vírus da gripe, o evento Encanta Quixadá, que aconteceria na Praça José de Barros, tendo como show de encerramento a banda Transacionais, foi adiado.

08/01

08h – 26º Encontro dos Profetas da Chuva

Faculdade Cisne – Avenida Dr. Antônio Moreira Magalhães, 457 – Jardim Monólitos.

Ainda durante a programação do sábado (08), a Secretaria de Cultura de Quixadá e Casa de Saberes Cego Aderaldo em parceria com a Faculdade Cisne devem inaugurar o Jardim dos Profetas, espaço dedicado à memória dos profetas já falecidos e que muito contribuíram com o fortalecimento do encontro. As ações do projeto “Encontro dos Profetas da Chuva” prosseguem até o mês de março com uma programação onde estão previstas uma exposição, exibições de filmes documentários, lançamento de livros e um seminário temático.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa