Rio de Janeiro

Para marcar a data

No Dia do Direitos Humanos, Fundo Brasil completa 15 anos com novos editais e atividades online

Confira a programação com mesas de debates, lançamento de publicação, divulgação de novos editais de apoio e um podcast

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Fundo Brasil começou a ser articulado em 2003, por um grupo de defensores dos direitos humanos - Foto: Giorgia Prates

Nesta sexta-feira (10), é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Na mesma data, o Fundo Brasil completa 15 anos como uma das maiores fundações independentes com atividade no país, sem fins lucrativos, que apoia grupos em defesa e promoção dos Direitos Humanos no Brasil. 

Para marcar a data, a fundação organizou uma série de atividades ao longo da semana em homenagem aos grupos, coletivos, ativistas e organizações de base que apoia. A programação, detalhada abaixo, reúne mesas de debates, lançamento de publicação, divulgação de novos editais de apoio financeiro e veiculação de um novo podcast.

Leia mais: Programa de proteção a defensores de direitos humanos vive pior momento no Brasil, diz estudo

A articulação para a criação do Fundo Brasil começou em 2003, por meio de um grupo de defensores dos direitos humanos que assumiu o desafio de encontrar formas alternativas para garantir a sustentabilidade das atuações nesse campo. 

A fundação foi planejada em um cenário de organizações de direitos humanos distribuídas pela imensidão do território brasileiro, com riscos de isolamento e dificuldades de sobrevivência. O Fundo Brasil foi implantado em 2006, com o objetivo central de captar e doar recursos para a defesa dos direitos humanos.

Sua criação aconteceu por meio da orientação de ativistas e acadêmicos respeitados como Abdias do Nascimento, Rose Marie Muraro e outros. Hoje, conta com Ana Valéria Araújo como superintendente e Allyne Andrade como superintendente adjunta. 

Saiba mais sobre os eventos:

Festival Eu Sou Você

Realizado em parceria com o Sesc São Paulo, o festival é composto de três debates com objetivo de refletir sobre três pautas dos direitos humanos no Brasil: enfrentamento ao racismo, encarceramento em massa e riscos e desafios de defender direitos humanos. Cada uma das três rodas de conversa será composta por ativistas e por integrantes da equipe do Fundo Brasil. 

Projeções nas ruas da cidade de São Paulo

Em três dias ao longo da semana, foram projetadas 15 frases enviadas por ativistas e grupos de direitos humanos, que participaram do concurso “Eu Sou Você: Direitos Humanos para todas e todos. Os participantes foram convidados a pensar em mensagens para o futuro respondendo à pergunta “Que mundo você e seu coletivo trabalham para construir?”. 


Em três dias ao longo da semana, foram projetadas 15 frases enviadas por ativistas e grupos de direitos humanos em São Paulo / Divulgação

Publicação “Resistindo Com Quem Resiste”

A publicação comemorativa dos 15 anos do Fundo Brasil traz reportagens sobre perfis, resultados e possibilidades das lutas por direitos, focadas em quatro temas: enfrentamento ao racismo, justiça criminal, defensores de direitos humanos e covid-19. 

Diálogos Musicais em Direitos Humanos

Em sua 13ª edição, o evento Diálogos Musicais em Direitos Humanos ocorrerá no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, nesta sexta (10). A cantora Assucena apresenta o show “Rio e também posso chorar – Fatal 50. Um Tributo ao Corpo e à Voz Livre”, uma homenagem ao álbum Fatal – Gal a Todo Vapor, de Gal Costa, que em 2021 completa 50 anos.

Na apresentação serão lançados editais do Fundo Brasil de Direitos Humanos para apoio a organizações, grupos e coletivos no ano de 2022. Mais informações sobre os editais serão divulgadas no dia do evento, no site e nas redes sociais do Fundo Brasil.

Podcast

Histórias de ativistas de direitos humanos que tiveram projetos apoiados pelo Fundo Brasil serão contadas no podcast Não Inviabilize, um dos podcasts mais ouvidos do país, focado em histórias reais. Os episódios serão publicados sempre aos sábados, nos dias 11 e 18 de dezembro, e 8 e 15 de janeiro. 

Edição: Mariana Pitasse