Distrito Federal

Pandemia

UnB retoma atividades presenciais no dia 7 de dezembro

Regras foram definidas em resolução do Conselho de Administração da universidade

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Universidade de Brasília (UnB) retomará atividades presenciais a partir do dia 7 de dezembro - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Universidade de Brasília (UnB) dará início ao retorno do trabalho presencial a partir do próximo dia 7 de dezembro, após ficar um ano e oito meses com atividades remotas devido à pandemia de covid-19.

Em publicação no site, a instituição informa que a imunização de parcela significativa da população viabilizou este novo cenário. No entanto, para reforçar reforçar a segurança do seu pessoal, foram elaboradas uma série de orientações e protocolos de biossegurança para a retomada das atividades presenciais.  

A volta às aulas e demais atividades nos campi já havia sido aprovada pelo Conselho de Administração (CAD) da universidade, que produziu uma resolução estabelecendo as principais regras para a retomada.

De acordo com a resolução, todos os servidores públicos que exercem atividades laborais na UnB estão elegíveis a retornar ao trabalho presencial, com exceção daqueles que se enquadram em alguma das 18 condições listadas no artigo 6º do documento.

São os casos dos portadores de comorbidades, tais como: idade igual ou superior a 60 anos; tabagismo; obesidade; miocardiopatias de diferentes etiologias (insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica etc.); hipertensão arterial; doença cerebrovascular; pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, DPOC); imunodepressão e imunossupressão; doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); diabetes melito, conforme juízo clínico; doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele); cirrose hepática; doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia); e gestação e lactação. 

Servidores na condição de pais, padrastos ou madrastas que possuam filhos ou que tenham a guarda de menores em idade escolar ou inferior, nos locais onde ainda estiver mantida a suspensão das aulas presenciais ou dos serviços de creche, e que não possuem assistência, também poderão permanecer em teletrabalho. O mesmo vale para servidores que sejam responsáveis por crianças com comorbidades ou de dependentes com comorbidades que necessitem de assistência. 

A possibilidade de manutenção do trabalho remoto emergencial, porém, não se aplica aos servidores públicos que exercem as atividades essenciais. Foram definidas como atividades essenciais as áreas de segurança, limpeza, saúde, comunicação institucional, infraestrutura física, que inclui todas as atividades relacionadas ao patrimônio físico da UnB, incluindo obras, atividades de manutenção, a área de Tecnologia da Informação e Comunicação, além da Biblioteca Central e dos Restaurantes Universitários da UnB.

Protocolos

A resolução também dispõe sobre protocolos em casos de sintomas ou suspeitas de covid-19. O objetivo é que a informação possa ser repassada à Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (Coavs) para o devido controle de eventuais infecções.

Uma das recomendações é usar o aplicativo Guardiões da Saúde, ferramenta que permite ao usuário reportar diariamente suas condições de saúde. A atual versão do app foi desenvolvida pela Associação de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi) e adaptada pela Sala de Situação em Saúde para uso no monitoramento da covid-19 na universidade.

Os servidores e estagiários deverão utilizar máscaras de proteção durante todo o expediente presencial nos espaços da Universidade de Brasília, além de manter o distanciamento social nos ambientes coletivos.

Para melhor orientar seu pessoal, a UnB dispõe de documentos com informações da retomada e protocolos de biossegurança, como o Guia de Recomendações de Biossegurança, Prevenção e Controle da Covid-19 na UnB, Guia de Convivência e Boas Práticas, cartilhas com orientações sobre como notificar casos de covid-19 e o Plano de Retomada da UnB.

Na mensagem enviada às unidades pela reitora Márcia Abrahão, foi destacado que “as reuniões do Conselhos Superiores da UnB e das suas respectivas Câmaras permanecerão sendo realizadas de forma remota, até determinação em contrário” e que “as colações de grau de todos os cursos de graduação da UnB permanecerão sendo realizadas em formato remoto, até determinação em contrário”. O principal objetivo é evitar aglomerações sem necessidade.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino