Paraná

Educação

UFPR retoma aulas presenciais em janeiro de 2022

A partir de 31 de janeiro de 2022 o ensino presencial na UFPR passa a ser a regra

Curitiba (PR) |
Para decidir pelo retorno presencial, conselheiros ouviram o parecer favorável de cientistas da Comissão de Prevenção à Covid-19 e os posicionamentos oficiais da APUFPR e do DCE
Para decidir pelo retorno presencial, conselheiros ouviram o parecer favorável de cientistas da Comissão de Prevenção à Covid-19 e os posicionamentos oficiais da APUFPR e do DCE - Divulgação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná aprovou, por unanimidade de votos, uma resolução que dá condições para o retorno letivo presencial em janeiro de 2022. A decisão ocorreu em reunião na sexta-feira (19) e foi embasada na avaliação da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 da UFPR.

“Essa resolução dá previsibilidade e segurança para toda a nossa comunidade e foi construída ouvindo os alunos, os técnicos e os professores da UFPR. Faremos um retorno ao ensino presencial em janeiro, de forma inclusiva e marcada pela ciência”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O professor Emanuel Maltempi de Souza, presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 e um dos pesquisadores responsáveis pela Vacina da UFPR, explicou aos integrantes do CEPE que este é o momento de maior otimismo desde o início da pandemia.

“Os dados sugerem que a situação está caminhando para um certo controle, graças à vacinação. No horizonte de dois meses e meio, estudos predizem que o número de casos estará reduzido em torno de 25 a 30% em relação aos atuais. Por isso, a nossa comissão tem uma opinião unânime de que, ao final de janeiro, o retorno das atividades presenciais com 100% de ocupação dos espaços deve ser seguro, observadas condições de controle de transmissão, como uso de máscara obrigatório e correto”, defendeu.

Pareceres

Para decidir pelo retorno presencial, os conselheiros ouviram o parecer favorável dos cientistas da Comissão de Prevenção à Covid-19 e os posicionamentos oficiais da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), produzidos nas reuniões das entidades na quinta-feira (18).

As entidades de representação de professores e estudantes posicionaram-se favoravelmente ao retorno presencial e elaboraram documentos com algumas exigências em relação – principalmente – ao cumprimento das normas de biossegurança, como uso obrigatório de máscaras, higienização de ambientes, disponibilização de álcool em gel, testagem de pessoas com sintomas, monitoramento de casos, funcionamento integral dos Restaurantes Universitários e dos ônibus Intercampi.

O reitor garantiu que a lista de exigências será atendida quase que na totalidade pela administração central, especialmente no que se refere ao cumprimento das medidas de biossegurança.

Decisão

Os conselheiros votaram favoravelmente pelas alterações do Art. 2º da Resolução 22/21-CEPE, que regulamenta as atividades de ensino dos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR, no contexto das medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19 no País.

Com isso, a partir de 31 de janeiro de 2022, o ensino presencial na UFPR passa a ser a regra, com ensino híbrido ou remoto em casos excepcionais, baseados na Instrução Normativa número 90, do governo federal, enquanto vigente – ou outra que a vier substituir.

Edição: Lia Bianchini