Ceará

Festival

Em Fortaleza, I Festival Negruras exalta e celebra a diversidade afrocearense

O Festival acontece de forma presencial até o dia 27 de novembro, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB)

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte CE |
Primeiro cine debate do Festival Negruras apresenta "Ôrí", filme que fala sobre os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988 - Fotografia do Filme - Jorge Bodanzky

O I Festival Negruras é uma iniciativa de Lilica Santos Produções com o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). A organizadora Lilica Santos é produtora cultural, artista multilingue, educadora social e graduanda em Ciências Sociais-UFC. O festival teve início no dia 05 de novembro e segue até o dia 27. De acordo com Lilica, a iniciativa tem como objetivo acolher, visibilizar e valorizar a diversidade afrocearense, periférica e lgbtqia+, "entendendo que é através das músicas, das danças, das performances e das mais diversas linguagens artísticas que se compreende as narrativas sobre os povos e etnias que povoam os nossos territórios".

Lilica afirma que a ideia do festival surgiu ainda quando era estudante do ensino médio, quando teve a experiência de construir em sua escola o “Novembro Negro”, conhecido também como mês da consciência negra. Como primeira experiência, construiu uma semana de atividades com ciclo de debates, oficinas e apresentações artísticas, que exaltava e visibilizava a cultura africana, convidando professores, artistas e outras personalidade negras. Desde então, de acordo com ela, construiu um sonho de poder realizar um festival de maior amplitude, que contemplasse mais pessoas e mais territórios.

A produtora também ressalta que o festival é uma forma de combater o discurso que se constrói nas escolas, universidades e em outros lugares de construção do saber, acreditando que nesses espaços ocorre o apagamento histórico desses povos. “O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão no Brasil, entretanto, a mídia comercial passa uma imagem de que essa abolição aconteceu por meio da luta de pessoas brancas, quando na verdade envolve diversas personalidades negras que tiveram atuação fundamental para que essa abolição de fato acontecesse, como os jangadeiros, Dragão do mar, Preta Simoa, entre outras personalidades”, afirma.

Sobre o novembro negro, a artista enfatiza a problemática em contratar pessoas negras somente durante o mês de novembro, em dar voz e exaltar os costumes e culturas do povo negro somente durante o mês de novembro, mês dedicado à luta antirracista. Ela ainda afirma que "devemos lutar por uma sociedade antirracista durante todo o ano, assim como a luta contra a homofobia, transfobia, machismo, misoginia, entre tantas outras lutas que devem ser feitas cotidianamente".

A atividade deve reunir artistas da capital e do interior do estado, entendendo que grande parte da luta abolicionista no estado partiu dos interiores e dos sertões negros e indígenas. O festival deve envolver o público participante com muito Samba, Pagode, Coco, Funk, Reggae e Rock, embalando todos os finais de semana do mês de novembro.

PROGRAMAÇÃO

Toda a programação do festival acontecerá de forma presencial, respeitando o limite máximo de pessoas permitidos e exigindo o uso obrigatório de máscaras.

17/11

Ciclo de debates – Papo negro: ecologia, alimentação e sabedorias ancestrais – 9h30 – Auditório | CCBNB

Oficina – Terapias Holísticas – 14h – Sala de cursos e oficinas

Oficina – Danças Africanas Ancestrais – 16h – Térreo Esquerda

18/11

Minicurso – Raça, gênero e classe: diálogos possíveis entre Lélia Gonzalez e Angela Davis com Isabel Accioly – 9h30 – Auditório | CCBNB

Ciclo de debates – Papo negro: Afroempreendedorismo, perspectiva de vida e a luta antirracista – 15h30 – Auditório | CCBNB

Espetáculo Teatral – Todo camburão tem um pouco de navio negreiro – 18h – Palco do Teatro

19/11

Cine debate Preta Simoa – Exibição do filme “M-8: quando a morte socorre a vida” – 9h30 – Auditório | CCBNB

Oficina – Terapia Holística – 14h – Sala de cursos e oficinas

Oficina – Danças Africanas ancestrais – 16h – Térreo Esquerda

Cultural – Nos ritmos dos negros – 19h – Palco do Teatro

20/11

Minicurso – Reconhecendo as literaturas negro brasilianas – 9h – Auditório | CCBNB

Cultural – Show com QuebraMar Rec., Caru Lima, Nego Gallo – 19h – Palco Muscal CCBNB

24/11

Ciclo de debates – Papo negro: Slam, batalhas e criações poéticas – 9h30 – Auditório | CCBNB

Oficina – Estética negra: amarrações e história dos turbantes – 15h – Sala de cursos e oficinas

25/11

Minicurso – Raça, gênero e classe: diálogos possíveis entre Lélia Gonzalez e Angela Davis com Isabel Accioly – 9h30 – Auditório | CCBNB

Oficina – Produção de Zinos: Literaturas Periféricas – 15h30 – Google Meet

Espetáculo Teatral – Todo camburão tem um pouco de navio negreiro – 18h – Palco do Teatro

26/11

Cine debate Preta Simoa – Exibição do filme “Banzo” – 9h30 – Auditório | CCBNB

Oficina – Tranças nagô e os caminhos ancestrais – 14h – Sala de cursos e oficinas

Cultural – Performance de Vogue + Performance Poética + Palco aberto – 19h – Palco do Teatro

27/11

Minicurso - Reconhecendo as literaturas negro brasilianas – 9h – Auditório | CCBNB

Encerramento – Mallu, Mateus Fazeno Rock e BoomBoomBlack – 19h – Palco Musical CCBNB

Para mais informações sobre o I Festival Negruras acesse: @festivalnegruras

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa