Rio Grande do Sul

Direitos Humanos

Defensoria realiza mutirão na Capital sobre registro civil de não binários nesta sexta (12)

Objetivo é promover educação em direitos e orientação jurídica para pessoas não identificadas aos gêneros binários

Brasil de Fato | Porto Alegre |
DPE/RS promove mutirão no Centro de Porto Alegre na tarde desta sexta-feira (12) - Imagem: Sandrine Knopp (Ascom DPE/RS)

Nesta sexta-feira (12), das 13h às 18h, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realiza um mutirão de educação em direitos e orientação jurídica, com foco na retificação do registro civil de pessoas não binárias. O evento acontecerá no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre.

A atividade terá a participação do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria (NUDDH), da Defensoria Itinerante e da 12ª Defensoria Pública Especializada em Ajuizamento de Porto Alegre (que possui atribuição em Registros Públicos).

Serão distribuídas cartilhas relacionadas à temática LGBTQIA+, já produzidas pela DPE/RS, assim como um fôlder específico com orientações sobre a retificação de registro para pessoas não binárias.

A DPE recorda que, em setembro de 2021, após ação ajuizada pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), a Justiça gaúcha deferiu o pedido de retificação de registro civil de pessoa não binária residente de Porto Alegre. A decisão implica na alteração do prenome e da anotação referente ao sexo da pessoa, passando a constar como "não binário".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira