Paraná

Imunização

Bar de Curitiba lança campanha "Fora Bolsonaro. Dentro só vacinado"

Capital já imunizou 65,9% da população, mas não adota passaporte da vacina

via Porém.net |
Bar Cosmos faz campanha para receber imunizados - Foto: Arquivo pessoal

Um bar de Curitiba lançou uma campanha inusitada para atrair os clientes neste momento da pandemia. Um letreiro na fachada diz: "Fora Bolsonaro, Dentro só vacinado". A medida dialoga com o avanço da imunização na capital, com a retomada das atividades de bares e restaurantes ao público e com a campanha anti negacionista.

De acordo com a Prefeitura, 77,7% dos curitibanos já receberam ao menos uma dose do imunizante e 65,9% da população da cidade está totalmente imunizada contra a Covid-19. Por outro lado, em setembro, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal rejeitou o passaporte da vacinação.

A campanha do Cosmos Gastrolar (@cosmosgastrobar) foi divulgada em sua conta no Twitter no dia 26. O Cosmos, que tem em suas cores a bandeira da inclusão LGBTQIA+, denomina-se como “um bar espacial com umas piras cósmicas. Segundo nossos clientes: um bar que só trabalha viado bonito”.

Na postagem, o Cosmos diz: “Só vamos permitir a entrada com comprovante de vacinação. Negacionista não entra aqui não”. O post foi comentado tanto por pessoas que defendem a vacina para superar a pandemia quanto por bolsonaristas negacionistas que seguem a cartilha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Para estes, o Cosmos ainda complementa: “Achou ruim, o Jerônimo fica do outro lado da quadra. Beijinhos científicos”, ironiza.

A sacada do bar ocorre em um momento em que a vacinação avança no Brasil e caem tanto a quantidade de contaminados como de mortes. Segundo a Prefeitura de Curitiba, a cidade “imunizou, até esta segunda-feira (25/10), 1.477.139 curitibanos com a primeira dose da vacina contra o coronavírus, sendo 1.404.321 pessoas entre a população com 18 anos ou mais e 72.818 entre 12 e 17 anos.” Boletim divulgado no dia 28 registrou apenas 96 novos casos e três óbitos. Atualmente Curitiba conta com 1.954 casos ativos.

Por outro lado, Curitiba e o Brasil ainda precisam enfrentar o negacionismo. O presidente Jair Bolsonaro teve sua conta bloqueada nas redes sociais (Youtube e Facebook) após, em live, mentir dizendo que imunizados poderiam desenvolver AIDS. O fato levou a CPI da Covid a incluir o assunto no relatório final e pedir que Bolsonaro seja banido das redes sociais.

Já na capital, no mês de setembro, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu arquivar o projeto de lei que criava o Certificado Municipal de Imunização e Segurança Sanitária (CMISS). Apelidado de “passaporte sanitário” nas redes sociais, o projeto de Dalton Borba (PDT) previa que o CMISS poderia ser utilizado para “suspender ou abrandar medidas profiláticas restritivas” durante a pandemia. O pedido de arquivamento do projeto foi feito pela vereadora Indiara Barbosa (Novo).

Edição: Lia Bianchini