Pernambuco

MOBILIZAÇÃO

No Dia do Servidor, sindicatos marcam protesto contra a PEC da Reforma Administrativa no Recife

Além da pressão contra a reforma, CUT PE mobiliza servidores do município para discutir reajuste salarial

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Mobilizações contra a PEC acontecem em diversos estados durante esta semana - Camila Garcia

Nesta quinta (28), Dia do Servidor Público, as diversas organizações sindicais ligadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco estarão mais uma vez nas ruas pressionando contra a PEC 32/2020, mais conhecida como PEC da Reforma Administrativa. A concentração do ato inicia às 9h, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). 

Nas redes sociais, a CUT Pernambuco afirma que de maneira equivocada, a reforma “está sendo apresentada como solução para os problemas econômicos do país”. De acordo com o texto que já foi alterado e será votado pela Câmara dos Deputados, os servidores concursados terão mais chances de perder seus cargos e se ampliam as formas de contratação temporária; a União poderá estabelecer normas gerais sobre criação e extinção de cargos, concurso público e requisitos de cargos comissionados, concessão de benefícios, criar normas sobre a contratação temporária e há também a possibilidade de redução de até 25% dos salários e jornada de trabalho dos servidores. 

Reajuste Salarial e Greve

Nesta quarta (27), são os servidores do município que estão nas ruas para pressionar a Prefeitura do Recife a aprovar o reajuste salarial da categoria. Os servidores também estão em negociação com a Prefeitura do Recife, que na última mesa, no dia 22, alterou a proposta de reajuste salarial de 1,02% para 1,2%. 

Em nota, a CUT PE afirma que “exigimos que a PCR cumpra os acordos firmados pela gestão do PSB em 2020, reponha a inflação de 4,52% de 2021 e pague o Piso dos professores. As diversas categorias que compõem o Fórum dos Servidores do Recife, coordenado pela CUT-PE, estão em estado de greve. Se a Prefeitura não apresentar outra proposta decente, as categorias entrarão em greve geral”, projetam.

 

Edição: Vanessa Gonzaga