Reconhecimento

Radinho BdF, podcast produzido pelo Brasil de Fato, é finalista do Prêmio Vladimir Herzog

Produção da Rádio Brasil de Fato inova na comunicação com o público infantil e dá voz ativa às crianças

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Radinho BdF abre o microfone para visões, sonhos e perspectivas das crianças - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O programa Radinho BdF, produzido pela Rádio Brasil de Fato, é finalista do Prêmio Vladimir Herzog na categoria Produção Jornalística em Rádio. Voltada para toda a família, a atração trata de temas importantes a partir do ponto de vista, leituras e inspirações dos pequenos e pequenas.

Continua após publicidade

Com a matéria “Crianças refugiadas discutem no Radinho BdF o direito de migrar”, o projeto jogou luz sobre o cotidiano das crianças e falou sobre os desafios dessas trajetórias.

No ar desde abril de 2020, o Radinho nasceu com a proposta de garantir conteúdo de qualidade para as crianças em meio à necessidade de isolamento social por causa da pandemia do coronavírus. 

A jornalista Camila Salmazio, que apresenta o programa, afirma que o projeto identifica no público jovem não só uma fonte de inspiração e criatividade, mas também um "centro norteador" do trabalho.

Radinho BdF: jornalismo também pode (e deve) ser coisa de criança

"Para a gente esse prêmio é um reconhecimento de um trabalho que encontra poucos pares na comunicação em geral. Com certeza é um incentivo e um indicativo de que estamos no caminho certo", celebra.

Além de Camila, a equipe do Radinho conta também com produção de Sarah Fernandes e trabalhos técnicos de Lua Gatinone. Nas ondas sonoras, o radinho convida as crianças a opinar, dialogar e analisar assuntos e fatos importantes, que normalmente aparecem na mídia com roupagem voltada apenas para o público adulto.

O Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil de Fato e na Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Grande São Paulo). Todos os episódios estão disponíveis para ouvir e baixar de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. 

Sobre o prêmio

O Prêmio Vladimir Herzog existe desde 1979 e é concedido a trabalhos jornalísticos que valorizam a democracia e os direitos humanos. Em 2021, foram 700 projetos inscritos. O Radinho BdF concorre com produções dos veículos O Joio e o Trigo, Folha de S. Paulo e Rádio Novelo.

No próximo sábado (16)  serão realizados o júri de premiação e a divulgação dos vencedores, em transmissão ao vivo pela internet. A cerimônia de premiação está marcada para 24 de outubro, também online.

Edição: Vivian Virissimo