Ceará

HOmenagem

Em Fortaleza, sindicato realiza semana de atividades online em homenagem ao dia do professor

A Semana do Professor e da Professora da ADUFC acontece de 11 a 15 de outubro e terá como tema “Paulo Freire Hoje”

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
No dia 11 de outubro será apresentado o show “De sons a saberes: Paulo Freire e Izaíra Silvino”, uma homenagem do Grupo 30 Cordas - Foto: Romulo Santos

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) realiza, de 11 a 15 de outubro, a Semana do Professor e da Professora, que este ano terá como tema “Paulo Freire Hoje”. A programação acontecerá de forma online com oficinas, mesas de debates, shows, peças de teatro e lançamentos de livros. As atividades não necessitam de inscrição prévia, exceto oficinas/minicursos da manhã de quarta-feira (13), que ocorrerão em quatro salas simultâneas. Para essas as inscrições já estão abertas, via formulário a ser preenchido até o dia 10. 

A ação é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação e Cultura e da Diretoria da ADUFC, que transmitirá todas as atividades em seu canal no YouTube, nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e no próprio site do sindicato.

A abertura do evento acontecerá no dia 11 com programação prevista para iniciar às 18h30 com o lançamento do livro “Cenários da Libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade”. O livro foi escrito por Clodomir Santos de Morais e reeditado recentemente pela Editora Expressão Popular, com apoio da ADUFC. Os pernambucanos Clodomir de Morais e Paulo Freire eram amigos de longa data, estiveram encarcerados juntos durante o período da ditadura civil e militar no Brasil e lutavam por causas semelhantes.

O dia 11 também será dedicado à professora Izaíra Silvino, maestrina e compositora. Ela foi responsável pela reativação do Coral da ADUFC, em 2014, onde atuou como regente até 2017. Izaíra partiu no dia 14 de agosto, vítima de complicações de um câncer contra o qual lutava nos últimos meses. O Coral da UFC apresentará duas músicas, em celebração a ela e a Paulo Freire e, após o lançamento do livro, será apresentado o show “De sons a saberes: Paulo Freire e Izaíra Silvino”, uma homenagem do Grupo 30 Cordas, composto por cinco violonistas que viajam através das fronteiras das músicas popular e erudita.

Helena Martins, secretária geral da ADUFC e uma das organizadoras do evento afirma que trazer Paulo Freire como ponto central da Semana do Professor e da Professora significa uma proposta de animar a categoria com a perspectiva de transformação da sociedade. “Nós temos vivenciado uma conjuntura muito difícil, de muitos ataques, de muita brutalidade”, diz.

Helena também explica que as rodas de conversa, mesas de debate, oficinas e espetáculos foram pensados, dentro da programação, com o propósito de enfrentar a atual conjuntura refletindo, atuando e intervindo. “A nossa semana tem também esse intuito, trazer Paulo Freire, novamente falar de uma educação libertadora, de uma educação dialógica, que seja pautada no encontro entre os mais diferentes saberes e numa perspectiva de transformação da sociedade”, afirma.

O encerramento da Semana ocorrerá na sexta-feira (15), com a peça teatral “Napoleão”, do Grupo Pavilhão da Magnólia, com texto e direção de Marcelo Romagnoli (SP).

Confira a programação completa aqui.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa