Distrito Federal

Saúde

Variante Delta aumenta taxa de transmissão da covid-19 no DF

Óbitos e internações não crescem na mesma proporção, diz Secretaria

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A cada 100 pessoas infectadas com o novo coronavírus transmitem a covid-19 para outras 115 - Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O índice RT diário, que mede a taxa de transmissão da covid-19 no Distrito Federal, subiu para 1,15 nesta quarta-feira (6), informou a Secretaria de Saúde. Isso quer dizer que a cada 100 pessoas infectadas com o novo coronavírus, essas transmitem para outras 115.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando esse índice está acima de 1, significa que a pandemia está fora de controle. O valor estava na faixa entre 1,08 e 1,09 nos dias anteriores.

Segundo a pasta, o aumento é explicado pela predominância da variante Deta no DF, que é cepa mais transmissível da covid-19.

::Infectologista fala de medidas preventivas contra variante Delta, cepa predominante no DF::

"A alta era esperada em razão da circulação da Delta. Então, desde que nós identificamos a circulação predominante da variante Delta, isso já indicava uma maior chance de aumento de casos, tendo em vista que a Delta tem maior transmissibilidade", informou Priscilleyne Reis, diretora substituta de Vigilância Epidemiológica da SES-DF, durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta.

De acordo com a Secretaria, apesar do aumento na transmissão de casos, o número de óbitos e internações não está crescendo na mesma proporção, principalmente por causa do avanço da vacinação no DF. Até agora, 72,61% da população tomou ao menos uma dose e 42,34% está com a imunização completa com duas doses ou dose única (no caso da vacina da Janssen). 

O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, descartou recomendar qualquer nova medida restritiva ao governador Ibaneis Rocha (MDB). Segundo ele, a pasta seguirá investindo na vacinação, que ele prevê ser concluída até o fim do ano, e nas recomendações não-farmacológicas, como uso de máscara, higienização e distanciamento social.

::DF antecipa segunda dose de Pfizer e AstraZeneca para quem está agendado até 05/11::

"De qualquer maneira, estamos investindo na vacinação, na sensibilização da população para que se vacine, e também recomendando todas as medidas não-farmacológicas. Inclusive, não é [somente] usar a máscara, mas usar corretamente a máscara, como distanciamento, álcool em gel. Essas são as medidas pra gente amenizar esse aumento da taxa de transmissão", afirmou durante a coletiva. 

Ocupação de leitos

Em relação à ocupação de leitos hospitalares na capital do país, a SES-DF informou que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para covid-19 estão com ocupação de 75% na rede pública, com 21 leitos vagos, de acordo com balanço mais recente. 

Os leitos de suporte respiratório têm taxa de ocupação de 60%, segundo balanço da manhã desta quarta. Já os leitos de UTI geral na rede pública registram 87% de ocupação, com 74 pacientes na lista de espera.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino