Rio Grande do Sul

Alimentação saudável

No Dia Nacional da Agroecologia, FLD-COMIN-CAPA lança manifesto pela promoção da Agroecologia

Enquanto promove iniciativas de alimentação saudável, entidade reivindica uma política pública nacional efetiva

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Agroecologia promove acesso à alimentação saudável - Foto: Divulgação

Milhares de pessoas, movimentos e organizações em todos os cantos do Brasil celebram, neste domingo (3), o Dia Nacional da Agroecologia. A data marca a defesa da vida, que se materializa na produção, comercialização e no acesso a alimentos saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos. Por esta ocasião, a Fundação Luterana de Diaconia - Conselho de Missão entre Povos Indígenas - Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD-COMIN-CAPA) lançou o manifesto O Caminho é a Agroecologia, onde reivindica uma política pública nacional efetiva.

A alimentação saudável de forma regular e permanente, e em quantidade suficiente, é um direito humano básico que vem sendo negado à população brasileira. No final de 2020, já havia 19 milhões de pessoas passando fome no País. Para fazer frente a esta situação de violação, a entidade apoia centenas de iniciativas de promoção e defesa da agroecologia e mantém uma campanha solidária de apoio a esses projetos (doe.fld.com.br).

“A Agroecologia se torna concreta no nosso dia a dia na produção de alimentos saudáveis que acontecem nos quintais, nas hortas caseiras, nos roçados, nos pomares, nas agroflorestas. Também na comercialização nas inúmeras feiras livres e nos empreendimentos da economia solidária, porque comer saudável é um ato político e todas as pessoas precisam ter acesso a este direito!”, destaca Cibele Kuss, secretária-executiva da FLD-COMIN-CAPA.

Hortas comunitárias em Porto Alegre

Em Porto Alegre, a FLD-COMIN-CAPA apoia a partir da perspectiva da agroecologia e justiça econômica, por meio do Programa de Pequenos Projetos (PPP), a Aliança Feminismo Popular na implantação e manutenção de hortas comunitárias no Morro da Cruz e na Ocupação Povo Sem Medo, na zona norte da Capital.

O projeto, em andamento, atende aproximadamente 300 pessoas, sendo o público prioritário mulheres chefes de família. A ação, também, visa a construção de uma cozinha comunitária na Ocupação Povo Sem Medo, com a previsão de servir diariamente 200 refeições e oferecer oficinas sobre aproveitamento de águas das chuvas e compostagem a fim de minimizar os efeitos da pandemia, sobretudo com o aumento da fome.

“O projeto é um desafio em tempos de pandemia. Como se trata especialmente de horta, as atividades acontecem ao ar livre. Nossos tempos urgem de solidariedade e ousadia para superar a fome. Mostrar para as pessoas que a terra é generosa e que podemos transformá-la em comida e não simplesmente qualquer comida, mas promover soberania e segurança alimentar, escolher o que vai se plantar, alimentar de saúde, poder ter o que comer.” afirma a educadora e comunicadora popular da Aliança Feminismo Popular, Cintia Barenho.

A FLD-COMIN-CAPA apoia projetos comunitários, atua na defesa dos direitos junto com povos indígenas e povos e comunidades tradicionais e promove a agroecologia.

Agroecologia

A agroecologia é uma forma de agricultura baseada em princípios ecológicos que estão em harmonia e equilíbrio com a natureza. Não utiliza nenhum tipo de fertilizante sintético, agrotóxico e semente geneticamente modificada (transgênica). A produção está inserida dentro da lógica da natureza, pressupondo também relações socialmente justas, respeitando saberes e formas de produção tradicionais e ancestrais, aliados ao conhecimento científico e acadêmico. Incentivar a agroecologia nos territórios também é uma ação concreta para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente, decorrentes do agronegócio, e um caminho para frear as mudanças climáticas.

Ana Primavesi

O Dia Nacional da Agroecologia é uma data em alusão ao nascimento da engenheira agrônoma e escritora, Dr. Ana Maria Primavesi. Elaé referência nos avanços de pesquisas sobre o manejo ecológico do solo e uma das precursoras da agroecologia no Brasil e no mundo.

Apoie

A sua doação transforma realidades de pobreza e insegurança alimentar, promovendo a agroecologia como resposta a esses desafios. Com R$ 1,00 por dia você apoia a campanha Projetos de Vida na construção de hortas comunitárias, feiras ecológicas e na preservação de territórios e das suas biodiversidades.

Conheça: doe.fld.com.br


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira