Distrito Federal

Imunização

DF antecipa segunda dose da Pfizer e abre vacinação para jovens de 13 anos

Idosos com 85 anos ou mais e imunosuprimidos graves receberão dose de reforço

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Vacinação dos adolescentes com 13 anos ou mais começa nesta terça-feira (21) - Breno Esaki/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou nesta segunda-feira (20) a ampliação da campanha de vacinação contra a covid-19, com o início da imunização de adolescentes a partir dos 13 anos e a aplicação da dose de reforço de vacina nos idosos. A vacinação dos adolescentes com 13 anos ou mais começa nesta terça-feira (21). Os pontos de vacinação específicos para esse grupo podem ser consultados na página da Secretaria na internet. Segundo a pasta, os adolescentes nessa faixa etária não precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis para obter a imunização. 

A ampliação está sendo possível após a chegada de novas remessas de vacinas ao DF. Segundo Divino Valero, subsecretário de vigilância à saúde, mais de 310 mil doses chegaram ao longo do fim de semana. 

"Neste sábado, o DF recebeu 92 mil vacinas da Coronavac. Domingo chegaram 205.920 vacinas da Pfizer, sendo 175.500 para uso como D2 e o restante, dose de reforço. Há previsão de mais de 32,5 mil vacinas da AstraZeneca para D2 essa noite. Uma remessa com mais 12.750 doses D2 AstraZeneca chegou na sexta", informou durante coletiva de imprensa.

Também foi anunciado a antecipação da segunda dose da vacina da Pfizer para todos aqueles que têm a vacinação agendada até 27 de outubro. Neste caso, a antecipação, válida apenas para quem tomou a primeira dose da Pfizer, começa a partir de quinta-feira (23). O público estimado dessa antecipação é de cerca de 240 mil pessoas.

A antecipação de doses para quem tomou a vacina da AstraZeneca segue valendo apenas para quem tem agendamento até 24 de setembro. A ampliação dessa antecipação, no caso da AstraZeneca, depende da chegada de mais doses do imunizante, disse a Secretaria.

Dose de reforço

Em outro anúncio, a Secretaria de Saúde informou que, a partir desta terça, começará a vacinação da dose de reforço (terceira dose) de todos os idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (asilos). Eles formam um público estimado em cerca de 1,2 mil pessoas e receberão equipes volantes da Secretaria em cada unidade. São 32 instituições para idosos em todo o Distrito Federal. 

Já para os demais idosos, a dose de reforço será aplicada, por enquanto, em quem tem 85 anos ou mais e tomou a segunda dose (ou dose única) há pelo menos seis meses. Essa vacinação começa na quarta-feira e os pontos de vacinação serão informados na página da SES-DF. Para receber o imunizante, é preciso apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

As pessoas acometidas por doenças imunosupressoras graves, com 18 anos ou mais, também começarão a receber a terceira dose ou dose de reforço. Neste caso, será preciso agendar no site da Secretaria de Saúde, a partir de quarta-feira, e a vacinação começará na próxima segunda-feira (27). O agendamento é necessário, segundo o GDF, porque não há doses suficientes para atender todo o público estimado de imunosuprimidos.  

"Temos um total de 12.870 para este público, reforçando, então, que esse quantitativo de doses não abrange todo o público, porém, é necessário abrir agendamento", afirmou Fabiano dos Anjos, diretor de vigilância epidemiológica da SES-DF. O público estimado de imunosuprimidos graves no DF é de 24 mil pessoas.

Para receberem a dose de reforço, essas pessoas deverão comprovar, por meio de relatório médico ou receita, as seguintes condições:

- Imunodeficiência primária grave
- Quimioterapia para câncer
- Transplantados de órgão sólido, células-tronco, medula óssea ou em uso de drogas imunossupressoras
- Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 menor que 200 células por milímetros cúbicos
- Uso de corticoides em doses maiores que 20mg por dia
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune (o Ministério da Saúde disponibiliza uma tabela especificando quais são)
- Pacientes em hemodiálise
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, como reumatalógicas, inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

Além disso, os imunosuprimidos contemplados com o reforço devem ter tomado a segunda dose ou dose única da vacina há pelo menos 28 dias. 

Investigação sobre vacinação

Durante a coletiva, a Secretaria de Saúde foi questionada sobre uma informação divulgada na semana passada, pelo Ministério da Saúde, de que no DF, um total 222 adolescentes menos de 18 anos teriam sido vacinados com doses da Coronavac, Janssen e AstraZeneca. Em todo o país, teriam sido 26 mil casos. Nenhum desses três imunizantes têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicados em menores de idade.

No Brasil, apenas a vacina da Pfizer pode ser aplicada na população entre 12 e 17 anos. Segundo o secretário de saúde, os números da pasta não batem com os do governo federal, mas ele reconheceu que pode ter havido aplicação de imunizantes de outros fabricantes em menores de idade por imposição de decisão judicial.  

"Realmente nós fizemos levantamento nos nossos bancos, não está batendo com os dados que recebemos do Ministério da Saúde. Nós vamos ao ministério checar isso daí. Alguma coisa aconteceu por imposição judicial", afirmou o general Pafiadache, secretário de Saúde.

Edição: Flávia Quirino