Paraná

Direito à terra

Após 22 anos de luta famílias conquistam assentamento em Congonhinhas

Comemoração será nos dias 27 e 28 de agosto, com doação de alimentos

Paraná |
Justiça manda Incra fazer assentamento - Isabela Vinharski Lourenço e João Vitor Caetano de Lima_MST-PR

Sentença do Tribunal de Regional Federal da 4ª Região confirmou a criação do assentamento Carlos Marighella, em Congonhinhas, norte pioneiro do Paraná, após 22 anos de luta dos Sem Terra. O Incra agora terá de dar continuidade à criação do assentamento, interrompida em 2015 por decisão da Justiça estadual. 

A decisão, tão aguardada pelas 67 famílias Sem Terra que vivem no local, será comemorada com a “Festa da Reforma Agrária Popular”, em 28 de agosto, no espaço comunitário do assentamento. Está previsto ato público, às 10h, e almoço às 12h. 

Na véspera, dia 27, camponeses também farão uma doação de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade da cidade. A ação também faz parte da campanha nacional do MST na pandemia da Covid-19, da qual a comunidade já participou em meses anteriores. 

José Damasceno, da coordenação estadual do MST, enfatiza a importância da criação do assentamento. “Esta conquista é muito simbólica, porque vem num período crítico, de crise política e econômica, em que o governo Bolsonaro persegue os movimentos sociais e os pobres, e bloqueou a reforma agrária.” 

Edição: Frédi Vasconcelos