Ceará

Projeto Cultural

Em meio a pandemia, ação promove visita virtual de alunos cearenses ao Theatro José de Alencar

O projeto "Visita Espetacular" atende estudantes e professores de Fortaleza, Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
O percurso, que tradicionalmente acontece de modo presencial, desta vez será conduzido por transmissão virtual, de forma lúdica e contextualizada, pelos personagens Beto, Bia, Bento e Bel Alencar - Theatro José de Alencar - TJA

Este ano, o programa “Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar”, chega a sua 18ª edição que, devido à pandemia da covid-19, o formato do projeto foi adaptado e está acontecendo de forma virtual. As atividades tiveram início no dia 10 de agosto e seguem até o dia 31, com sessões que acontecem de forma online, via plataforma Google-Meet. A programação possui atividades que vão desde dinâmicas envolvendo visita virtual guiada até encontros pedagógicos, webinário, rodas de conversa, jogo interativo e audiobooks. O projeto atende estudantes e professores de escolas da rede pública de ensino dos municípios de Fortaleza, de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante, que terão a oportunidade de conhecer as instalações e a história do Theatro José de Alencar por meio de passeio virtual.
 
A 18ª edição do projeto terá agenda de apresentações nos próximos amanhã (25) e quinta-feira (26), com sessões pela manhã e tarde, sempre às 9h e às 14h. De acordo com a organização, o percurso, que tradicionalmente acontece de modo presencial, desta vez será conduzido por transmissão on-line, de forma lúdica e contextualizada pelos espaços que integram o Theatro José de Alencar. Os participantes terão acesso virtual ao Pátio Nobre, ao Foyer, à Torrinha e aos Camarotes, seguido de cenas que perpassam pela Plateia, pelo Palco Principal, pelo Porão e pelo Jardim Burle Marx. Ao final de cada apresentação do Visita, haverá roda de conversa entre atores, estudantes e professores. Já no dia 31, a partir das 9h, será realizado Webinário sobre arte-educação, que será transmitido pelo Canal do Theatro José de Alencar no Youtube com debatedores da temática, encerrando a programação.

Robério Diógenes, diretor e idealizador do projeto explica que o Visita Espetacular foi construído para despertar nos jovens o envolvimento com as artes cênicas e com o patrimônio do theatro. A concretização deste projeto, de acordo com ele, é a realização de um sonho, do desejo de poder contribuir para com a formação cultural de crianças, em especial, alunos da rede pública de ensino, desenvolvendo cidadãos dotados de senso crítico. “Este ano, o projeto completa 19 anos de existência e 18 edições, e estamos nos reinventando para dar continuidade a essa importante ação cultural, nesse cenário de pandemia. Diante das restrições sanitárias, das limitações do contato físico e da necessidade de se manter esse conteúdo para os estudantes, adaptamos tudo para o virtual”, explica.

O projeto é realizado com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), via XII Edital Mecenas do Ceará e em parceria com a Enel Brasil. A ação cultural também recebe o apoio do Theatro José de Alencar.

Conteúdos Digitais

Nesta edição, os alunos que participarem das sessões do Visita Espetacular receberão acesso virtual a jogos interativos e a audiobooks com histórias narradas da peça teatral “O Segredo de Cocachim”, da autora Denise Crispun.

Mais informações pelas redes sociais do projeto no faceboook e instagram 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.


 

Edição: Francisco Barbosa