Rio Grande do Sul

Representatividade

Porto Alegre inclui em seu calendário oficial o Dia da Visibilidade Bissexual 

De autoria da vereadora Daiana Santos (PCdoB), data será celebrada no dia 23 de setembro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
“Se hoje estamos aqui, é porque tivemos que lutar muito até conquistar esse espaço", afirma vereadora - Cristiane Leite/Divulgação

A capital gaúcha terá uma data para marcar a visibilidade bissexual, o dia 23 de setembro. O projeto de autoria da vereadora Daiana Santos (PCdoB) foi sancionado nesta segunda-feira (23). A dia passará a integrar as Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre e tem como marco a promoção das lutas das pessoas bissexuais e contra o preconceito e a discriminação.

Em 2020, 237 pessoas LGBTQIA+ tiveram morte violenta no Brasil, vítimas da homotransfobia. Foram 224 homicídios e 13 suicídios, segundo relatório do Grupo Gay da Bahia. Autora da lei, Daiana Santos afirmou que a sanção demonstra o processo crescente pela militância de um povo que anseia por mudanças.

“Acolher essa luta no município é um marco, e serve como promoção de uma política de conscientização da sociedade como um todo, da importância de políticas públicas para a emancipação da população LGBTQIA+ e do combate ao preconceito contra essa camada social”, frisou a parlamentar. 

No ato, realizado no Paço Municipal, a vereadora relembrou a trajetória de diversos ativistas das bandeiras LGBTQIA+ que vestem-se de luta pela causa. “Se hoje estamos aqui, é porque tivemos que lutar muito até conquistar esse espaço. Há muitas décadas movimentos e coletivos lutam pela garantia de direitos à população LGBTQIA+. É importante sempre reverenciarmos estas conquistas e reafirmar os propósitos da nossa luta”, apontou.  

Ao sancionar a lei, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), destacou que o objetivo é traduzir a lei em ações práticas. “Somos uma sociedade cheia de preconceito, por todos os lados. Estamos muito abertos a construir juntos políticas públicas que enfrentem essa pauta. A intolerância se combate com atitude, conscientização e respeito. Nosso governo é para todos”, expôs.

Também participaram do ato o presidente da União Estadual dos Estudantes, Airton Silva, e representantes do Grupo G-8 Generalizando, Laura Osório; da ONG Somos, Laura Valls; da ONG Nuances, Raquel Basilone; da AHF Brasil, Simone Ávila; e do Núcleo de Pesquisa e Relação de Gênero do Instituto de Psicologia da UFRGS, Henrique Nardi.

Origem da data 

O Dia da Visibilidade Bissexual foi criado em 1999 por três ativistas bissexuais: Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur, nos Estados Unidos. Após a Revolta de Stonewall, em 1969, os ativistas bissexuais perceberam que ainda possuíam pouca visibilidade para suas demandas. Então, instituíram a data de 23 de setembro como uma forma de articulação das lutas por direitos das pessoas bissexuais.

*Com informações da assessoria de imprensa da Vereadora Daiana Santos 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira