Ceará

GIRO PELO NORDESTE

Em segundo dia de agenda, Lula visita Complexo do Pecém e reúne com movimentos populares

Ex-presidente Lula (PT), cumpriu parte de sua agenda durante todo o sábado (21) no Ceará

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte CE |
Durante todo o sábado (21), ex-presidente Lula cumpriu agenda no estado visitando o Portuário do Pecém e se reunindo com movimentos populares e profissionais da cultura - Ricardo Stuckert

Durante o final de semana, o ex-presidente visitou o Complexo Portuário do Pecém, que fica em São Gonçalo do Amarante, seguido de uma Coletiva de Imprensa ainda no portuário, e no período da tarde teve encontros com lideranças políticas e movimentos populares para avaliar a conjuntura e os desafios do estado.

Após cinco anos desde sua última passagem pelo Ceará, o ex-presidente Lula chegou ao estado do Ceará no final da tarde de sexta-feira (20), logo após cumprir agenda em outros estados do Nordeste, sendo eles respectivamente Pernambuco, Piauí e Maranhão. Além desses estados, daqui o ex-presidente deve seguir para o Rio Grande do Norte e deve finalizar seu giro pelo Nordeste no estado da Bahia.

Dando início a sua agenda no estado, ainda na noite de sexta-feira (20), o ex-presidente se reuniu para um jantar junto do Governador Camilo Santana, e com acesso limitado apenas à convidados e outras lideranças políticas. Já no sábado (21) pela manhã, o ex-presidente Lula fez uma visitação ao Complexo Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, ao lado do governador Camilo Santana e de lideranças cearenses do Partido dos Trabalhadores. E em seguida, esteve presente em uma coletiva de imprensa na Zona de Processamento de Exportação do Ceará – ZPE II, que fica localizada dentro das instalações do complexo portuário.

Já pela tarde, o ex-presidente Lula se reuniu com movimentos populares e profissionais da cultura, para avaliar a conjuntura regional e os desafios do campo progressista no Ceará, o encontro aconteceu em hotel na capital cearense. O encontro teve início com um ritual de cura do povo indígena Jenipapo-kanindé realizado pela Cacique Pequena, a primeira mulher cacique do Brasil. Logo em seguida, houve apresentações da Cultura popular cearense como capoeira, coco, maracatu, entre outros. Os mestres da cultura cearense também se fizeram presentes no encontro e entregaram lembranças ao Lula. O cantor e compositor cearense, Ednardo subiu ao palco e comparou a prisão e soltura de Lula com um de seus maiores sucessos "Pavão Mysterioso". E finalizou dizendo que assim como uma fênix, Lula está de volta.

Hoje (22), o ex-presidente não possui agenda à cumprir e na segunda-feira (23), o ex-presidente tem encontros políticos com o PT e outros partidos políticos, além de uma reunião com o ex-senador e ex-ministro Eunício Oliveira (MDB).

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Monyse Ravena