Ceará

Cultura

IX Festival Curta o Gênero acontece até o dia 29 de agosto com programação online e gratuita

Toda a programação pode ser acessada nas redes sociais e site oficial do evento: curtaogenero.org.br

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte CE |
Espetáculo Urubus - Grupo Pavilhão da Magnólia - IV Festival Curta o Gênero - Aby Rodrigues

A 9ª edição do Festival Curta o Gênero acontece até o dia 29 de agosto com uma programação online e totalmente gratuita em seu canal do youtube, site oficial e perfil no instagram. Dentro da programação do Curta o Gênero, este ano, a IX Mostra Internacional Audiovisual e Seminário Gênero, Cultura e Mudança (MIA) irá exibir 97 curtas-metragens que ficarão disponíveis no período de 17 a 29 de Agosto. O MIA está dividido em 15 sessões:

- Sobre desejos, dores e afetos: percorre temas como gravidez, puerpério, violência obstétrica, aborto e maternagem;
- Muitas outras masculinidades: apresenta algumas das inumeráveis possibilidades de expressões das masculinidades;
- Das violências de cada dia: tem foco nos assédios e violências de gênero;
- Resistências e afirmações anticoloniais: reflete sobre os efeitos da colonização e da colonialidade sobre povos indígenas, ao mesmo tempo identifica a potência de suas perspectivas de mundo.
- Outras cenas contemporâneas: sobre cotas em universidades às questões migratórias, do extrativismo predatório ao relato sobre os horrores da ditadura civil-militar no Brasil;
- Envelhecimentos: exibe produções com um olhar em questões de gênero e o envelhecer;
- Paratodes (I, II, III, IV, V, VI): com diversificadas temáticas, formatos, narrativas e aspectos das questões de gênero e sexualidades.

Completam a IX Mostra, duas sessões do Colorindo o Gênero, que acontecem em salas virtuais nos dias 21, 22, 28 e 29 de agosto, com atividades para crianças, oferecendo contações de histórias, duas sessões de curtas infantis e conversa editorial sobre o livro História infanto-juvenil para não dormir, e mais uma sessão com curtas-metragens da Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades. Além dessas datas, haverá também a apresentação do espetáculo “Mãe D’Água” do grupo Ânima de Teatro.

IX Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança

Com o tema, “Conexões entre arte, ciência e política para bem viver o presente”, o IX Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança conta com 44 atividades que acontecerão até o dia 29 de agosto. Confira:

- 5 mesas;
- 6 minicursos;
- 2 rodas de conversa;
- 1 oficina;
- 6 sessões de apresentação de trabalhos e relatos de experiência dos Diálogos Convergentes;
- 5 encontros de Redes;
- 4 sessões de lançamento de livros; 
- 15 bate-papos da IX Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero.

VIII Feira de Economia Solidária, Livros e Agroecológica + IV Flash Tatoo

De acordo com a organização, o Curta o Gênero também se configura como espaço de troca e apoio mútuo no que tange a economia solidária. Nessa perspectiva, serão realizadas a VIII Feira de Economia Solidária de Livros e Agroecológica, com sorteios e rifas de produtos e o IV Flash Tattoo, em parceria com quatro tatuadoras da Fortaleza.

O público do Curta o Gênero poderá adquirir uma cesta com produtos da Feira no dia 28 de agosto, através do sorteio e rifa de dois kits com os itens. A arrecadação será destinada aos coletivos de economia solidária.

A programação completa e informações estão disponíveis no site oficial do evento: www.curtaogenero.org.br .

O IX Curta o Gênero é uma realização da Ong Fábrica de Imagens, com apoio da Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura; Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades; Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Enel.

Edição: Francisco Barbosa