LUTA INDÍGENA

Vozes Populares | Luta e resistência no Agosto Indígena

No mês de visibilidade da luta indígena, povos de todo o país se mobilizam para reivindicar seus direitos em Brasília

Ouça o áudio:

Em junho, mais de 1.500 indígenas se reuniram em Brasília no "Levante pela Terra" - Foto: Mídia Ninja

O 9 de agosto marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Assim, o mês como um todo ficou conhecido como o Agosto Indígena, onde as pautas que são reivindicadas durante todo o ano ganham mais destaque e visibilidade.

Neste ano de 2021, uma das principais articulações tem sido contra o Projeto de Lei 490/2007. Na prática, o projeto inviabiliza a demarcação de terras e abre as terras demarcadas para os empreendimentos econômicos, como o agronegócio, a mineração, a construção de hidrelétricas e outras atividades.

Você provavelmente viu ou ouviu falar dos indígenas que se reuniram em Brasília em junho. Foram cerca de 1.500 manifestantes de mais de 45 povos de todo o país acampados no chamado "Levante pela Terra". Mas você sabe o que estava sendo reivindicado? Nesta edição do "Vozes Populares", saiba alguns dos principais ataques contra os direitos dos povos indígenas. 

A sertaneja Dorinha Pankará, cacica do povo Pankará, localizado na Serra do Arapuá, em Pernambuco, explica a agenda de lutas para o mês de agosto e convida mulheres indígenas para fazer parte do processo. 

O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.

Edição: Vanessa Gonzaga