Ceará

Artes

“Salão de Abril 2021” abre as portas em Fortaleza

O Salão é organizado pela Prefeitura de Fortaleza

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Nesta edição, sediada no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim - Thiago Matine

No dia 29 de julho foi aberta oficialmente a 72º Salão de Abril, um dos principais espaços de apresentação das artes visuais cearense. Nesta edição, sediada no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim e que homenageia o artista sobralense Raimundo Cela, participam 35 artistas de todo o estado, com trabalhos em diversas linguagens e técnicas.

Desde o dia três de agosto o Salão foi aberto para visitação seguindo todas as orientações sanitárias de uso de máscara, álcool em gel e distanciamento físico. Seguindo os decretos estadual e municipal a Casa do Barão tem limitação de público por visita. Grupos vem fazer o agendamento da visita.

A primeira edição do Salão de Abril, que completou 78 anos de existência, foi organizada pela União Estadual de Estudantes em 1943, passando depois a ser organizada pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas e por fim ficou aos cuidados da Prefeitura de Fortaleza, que é a responsável até hoje. Em 2017 ele teve sua edição sequestrada por artistas, que não aceitaram a sua não realização, construindo um evento colaborativo e descentralizado.

Obras

Entre as 35 obras expostas no 72º Salão de Abril estão trabalhos como “Chá de cadeira”, de Ana Mundim (Fotografia), que trata de questões como a Síndrome de Bornout;  “Macho quer macho”, de Charles Lessa (Pintura) que retrata homens lutadores em situações de afeto e desejo; “Armar uma rede”, de David Felício e Jorge Silvestre (Escultura) que bordam fotografias em um dos objetos mais importantes para a cultura cearense, nossa rede; e “Assentamento”, de Eliana Amorim (Instalação) dialogando com o feminino, o sagrado e a ancestralidade e “A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa [1500-1822-1871-1888-1889-1932-1960-1964-2016-2018 e contando]”, de Lívio (Instalação).

Para mais informações acesse o site do Salão de Abril (https://www.salaodeabril.com.br/) ou as páginas nas redes sociais do Instituto Cultural Iracema (@institutoiracema) e da Secultfor (@secultfor).

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Monyse Ravena