Ceará

Tabela de vacinação

Ceará tem calendário de vacinação irregular entre capital e interior

Enquanto na capital cearense a vacinação avança, no interior do estado a vacinação tem desacelerado

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Em algumas cidades como em Juazeiro do Norte, o processo de vacinação caminha de forma lenta ainda vacinando pessoas com idade acima dos 35 anos - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Passados cinco meses desde o início da vacinação no estado do Ceará, e a promessa de vacinação em massa contra a covid-19 para toda a população entre 18 e 59 anos até o final do mês de agosto, o que se vê ainda é um ritmo lento e demorado em municípios de todo o estado. Enquanto na capital cearense a vacinação avança chegando nas pessoas nascidas no ano de 1996, no interior do estado a vacinação tem sofrido um processo de desaceleração. 

Em algumas cidades como em Juazeiro do Norte, o processo de vacinação caminha de forma lenta ainda vacinando pessoas com idade acima dos 35 anos. No caso da cidades de Crato e Barbalha, o processo de vacinação têm se dado de forma mais acelerada com faixa etária acima dos 35 anos, e com perspectiva de avanço para as próximas semanas.

De acordo com o Plano de Operacionalização para Vacinação contra a covid-19, divulgado pelo Governo Estadual junto a Secretaria de Saúde do Estado, a previsão era que fosse seguido um calendário de vacinação estadual, onde:


●    Pessoas com idades entre 59 e 55 anos tenham se vacinado entre os dias 12 e 18 de junho;
●    Pessoas de 54 a 45 anos, de 19 a 25 de junho;
●    Pessoas de 44 a 40 anos, de 26 de junho a 5 de julho;
●    Pessoas de 39 a 30 anos, de 6 a 26 de julho;
●    Pessoas de 29 a 18 anos de 27 de julho a 25 de agosto.

Entretanto, na prática este calendário não tem sido seguido de forma integral em todo o estado. Com base na última atualização do Vacinômetro do estado do Ceará, até o momento já foram aplicadas 6.542.868 doses em todo o estado, sendo 3.941.018 de primeira dose, 1.582.158 de segunda dose e 147.128 de dose única.

Edição: Monyse Ravena