Paraíba

Julho das Pretas

Coletiva Abayomi homenageia Mulheres Negras que fizeram história no movimento negro da Paraíba

Serão homenageadas Gláucia Lima; Hildevânia Macedo, Lourdes Teixeira, Luciene Tavares e Tânia Correia

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Buyìn Dudu: Recontando Nossas Histórias. - Reprodução

A Abayomi - Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior na Paraíba – SINTESPB, homenageia cinco mulheres negras que fizeram história na luta contra o racismo e a construção do movimento negro da Paraíba, nesta sexta-feira (23), no horário das 19h às 21h30.  Na sua 3ª edição, o evento será realizado de forma virtual.

Intitulada Buyìn Dudu: Recontando Nossas Histórias, faz parte da programação da 23ª edição do 25 de Julho – Dia Mundial das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, e 9ª Edição do Julho das Pretas, na Paraíba. A artista paraibana Sandra Belê, fará a musicalidade da cerimônia.

Homenageadas

Desta vez serão homenageadas a cantora ativista Cultural, Glaucia Lima; a psicóloga feminista negra, Hildevânia Macedo, a ativista social e sindicalista, Lourdes Teixeira, a quilombola e professora Luciene Tavares e a mulher de terreiro (Ekedi) e professora, Tânia Correia.


Homenageada Tânia Correia. / Reprodução


Homenageada Luciene Tavares. / Reprodução


Homenageada Lourdes Teixeira. / Reprodução


Homenageada Hildevânia Macedo. / Reprodução


Homenageada Gláucia Lima. / Reprodução

Ao longo de suas vidas, essas mulheres “movimentaram as estruturas contra o racismo” e se posicionaram em defesa das vidas negras e pelo Bem Viver.

O Buyìn Dudu: Recontando Nossas Histórias, é um título de reconhecimento concedido a mulheres negras que atuam na perspectiva da afirmação da identidade negra e do enfrentamento ao racismo na Paraíba. Estas cinco mulheres têm trajetórias significativas na afirmação de que nossos “passos vêm de longe” e que continuam em marcha, na luta contra o racismo, o feminicídio, o genocídio da juventude e/ou, qualquer manifestação de desrespeito à pessoa negra.

A ativista Marli Soares, militante do movimento de mulheres negras na Paraíba,  foi uma das homenageadas na segunda edição ocorrida no ano passado. Ela considera o premio Buyin Dudu uma referência na identidade da luta da mulher negra.” Pra nós que fazemos ativismo social antirracista, este prêmio, é um batismo, um reconhecimento histórico no movimento da negritude da paraíba. Com relação a mim, claro, elevou a minha autoestima com o reconhecimento da  minha luta  e  resistência negra que busca dignidade, liberdade e respeito. Ubuntu para todas da Abayomi e Bamidelê em fazer este prêmio, que acredito que deve continuar sempre”, considerou a ativista e arte educadora.

Presença: Estão presentes à solenidade, uma representante do Fundo Baobá -  Fundo para a Equidade Racial; Naiara Leite, do Odara – Instituto da Mulher Negra da Bahia e coordenação da AMNB – Articulação de Mulheres Negras Brasileiras; Piedade Marques, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e Rede de Mulheres Negras do Nordeste; Luciana Cândido do Movimento de Mulheres Negras da Paraíba e uma representante do SINTESPB. Também estarão presentes ativistas de diferentes movimentos e segmentos sociais, autoridades públicas.

Evento - 3ª Edição do Buìn Dudu: Recontando Nossas Histórias

Data: 23 de Julho de 2021

Hora: 19h às 21:30h – na Plataforma Zoom.

Edição: Heloisa de Sousa